Releases 06/06/2017 - 13:28

Correspondência jurídica é opção para redução de custos e criação de novos postos de trabalho


Campinas, SP--(DINO - 06 jun, 2017) - Nunca a palavra crise e oportunidade estiveram tão interligadas. Para se ajustar a este cenário, empresários e prestadores de serviços são alguns dos principais a terem que adotar novas estratégias para contornar a situação e conseguirem se manter ativos. Na área jurídica, não foi diferente: a necessidade de reavaliação da própria estrutura por parte dos escritórios de advocacia, a recessão do mercado de trabalho e o crescente número de bacharéis formados todos os anos desafiaram o segmento. Como resposta, a criação de novas plataformas de correspondência jurídica, como a TodosAdvogados, que conecta profissionais disponíveis para diligências em todo o país e poupa as empresas deste deslocamento, foi um destaque.

De acordo com a 10ª edição do Anuário de Advocacia, o Brasil hoje totaliza mais de 1 milhão de advogados. Dados como este são indicativos de que a área esteve em crescimento ? e cada vez mais competitiva para os profissionais no que se refere à concorrência. Do outro lado, se mão-de-obra não foi um problema para as empresas de advocacia no período, a revisão de custos com viagens a trabalho foi um grande tema, de olho nas ferramentas e recursos oferecidos pelas tecnologias.

Nessa conjuntura, o fundador da TodosAdvogados, Rodrigo Worschech, reconhece a importância de se atuar à frente de serviços como este e observa que, a cada mês, aumentam as solicitações de diligências na plataforma. "É uma alternativa benéfica aos dois lados, pulverizando as oportunidades de trabalho de um único processo e reduzindo as despesas das empresas com locomoção e estadia" explica.

Com algumas diferenças entre plataformas, geralmente, o profissional investe em uma mensalidade para participar da rede e pode se disponibilizar para o cumprimento de diligências ? como cópia de processos, juntada de documentos, consulta e andamento, distribuição de ações, protocolo, despacho e representação em audiências, em um determinado número de comarcas, sendo acionado assim que um novo chamado é registrado no site. A partir daí, quem se interessar pode entrar em contato com o contratante e combinar a realização do trabalho.

Apesar das novas regulamentações da área - como a Lei nº 10.259, de 12 de julho de 2001, que permitiu o uso do meio eletrônico no recebimento de petições ou a Lei nº 11.280, de 16 de fevereiro de 2006, que autorizou aos tribunais a comunicação dos atos judiciais mediante certificação digital, os serviços de correspondência jurídica não são ameaçados. O cofundador, Tiago Worschech, comenta: "Essa conjuntura é indiferente aos correspondentes, uma vez que a missão destes profissionais é justamente a de complementar a revolução tecnológica, e que, mesmo com os avanços digitais, funções cruciais, como a representação em audiências, não podem ser feitas online".

As mensalidades em sites distintos de correspondência variam de acordo com os planos contratados e ficam entre R$18 e R$100. A possibilidade de atuação em mais de uma comarca também é uma variante de peso ? alguns oferecem maior limitação, e no caso da TodosAdvogados, por exemplo, a categoria inicial já contempla o profissional com o atendimento em até 15 localidades. Ou seja, vale a pena uma boa pesquisa sobre o assunto para escolher como e por onde começar.

Sobre
A TodosAdvogados é uma plataforma online que conecta escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas a correspondentes jurídicos em todo o território nacional, de forma rápida, econômica e eficaz.
Website: http://www.todosadvogados.com.br