Releases 26/06/2015 - 15:44

Saiba como o Marketing de Conteúdo pode ajudar na aquisição de novos clientes


São Paulo - SP--(DINO - 26 jun, 2015) - No final do século XIX, um fazendeiro estadunidense revolucionou a forma de vender produtos. Após ter inventado equipamentos que ajudavam os trabalhadores do campo em seu ofício, John Deere percebeu que precisava ir além da simples oferta. Era necessário atingir um púbico mais abrangente que, de alguma maneira, não sabia da necessidade de tais ferramentas. Para isso, Deere criou a revista The Furrow, publicação que trazia material relevante e educativo com o intuito de melhorar a técnica dos agricultores o que, consequentemente, melhoraria seus negócios. Essa ferramenta "à parte" da sua linha de produção estava entre as primeiras formas de Marketing de Conteúdo ao redor do mundo. Nascia assim um dos conceitos mais eficazes dos tempos atuais.

Toda empresa quer que o número de clientes aumente gradualmente e seu produto seja cada vez mais conhecido no mercado. Para isso, as técnicas de venda são fundamentais. O Marketing desempenha o papel de garantir que tanto marca quanto o que ela oferece sejam apresentados ao público de modo estratégico, pontual e efetivo. Anúncios, espaços comprados em sites e jornais, ações multimídia e outros elementos levam os produtos e serviços oferecidos até as pessoas. Contudo, estas formas mais incisivas de abordagem demonstraram algumas lacunas com o passar do tempo e evolução das tecnologias. Era preciso mais do que apenas mostrar o que tinha para ser vendido. Educar os clientes a partir de materiais relevantes, informativos e que não se limitassem apenas à venda e propaganda se tornou algo essencial. Aplicado ao "mundo real", o Marketing de Conteúdo surge como a técnica responsável por ajudar empresas a alcançarem seu público alvo de modo diversificado, amplo e munido de instrumentos coumicacionais de qualidade.

Após definir qual é o grupo que pretende atingir, a empresa pode iniciar a produção de conteúdos relacionados aos interesses dessas pessoas sem que sua marca seja diretamente citada. A estratégia de marketing se baseia justamente na capacidade de, num primeiro contato, atrair o interesse do possível cliente por meio de ferramentas que não tentem convencê-lo a comprar, mas sim que apresente a empresa como uma entidade preocupada em contribuir para sua formação intelectual. Este comportamento é comum na atualidade e gera uma aproximação entre cliente e vendedor mais substancial. Há ferramentas extremamente úteis que auxiliam nos primeiros passos para a construção do Marketing de Conteúdo.

A primeira delas é o blog. Esta ferramenta poderia ser comparada - quanto a sua forma e não formato - à revista The Furrow, criada por John Deere. Nela, a empresa pode escrever e compartilhar textos sobre temas que permeiam sua área de atuação e estão diretamente ligados ao seu público alvo. Uma marca de computadores pode, por exemplo, montar um blog sobre o universo da informática com dicas e notícias a respeito de tal ciência. Deste modo, os possíveis clientes começam a estabelecer um vínculo de interesse pelo material oferecido, o que abre espaço para outras ações mais assertivas que podem resultar em compra. Em seguida, vêm os e-books e whitepapers, materiais carregados de informações com caráter educativo. Os e-books seguem um estilo mais complexo, com textos longos e semelhantes aos de livros, enquanto os whitepapers são mais resumidos e geralmente se limitam a um tema específico.

As redes sociais também tem papel fundamental na estratégia de conteúdo. São elas que permitem o contato mais direto com os clientes e a constante atualização dos mesmos a partir daquilo que foi criado e compartilhado pela empresa como material relevante. Facebook, Instagram, Twitter, Quora e Linkedin são alguns exemplos bem funcionais. Outras ferramentas que podem contribuir são: infográficos, produções multimídia, e-mail marketing, aplicativos voltados para organização de tarefas (Evernote e Trello) etc.Há também sites que ajudam a melhorar o Marketing de Conteúdo disponibilizando serviços que ampliam o alcance das ações criadas. Entre eles, destaca-se o DINO- um divulgador de releases que aumenta a visiblidade online. Com todos esses meios selecionados, faz-se preciso definir o que irá alimentá-los e qual a periodicidade das ações, criando assim consistência quanto ao relacionamento com os clientes. A estratégia segue, então, para a fase de execução.

Durante este estágio, o plano montado com base no Marketing de Conteúdo é testado e analisado simultaneamente. Todos os itens que foram produzidos como parte da estratégia devem conter - além da qualidade - características que contribuam para sua visibilidade. Neste ponto, o trabalho do SEO (Search Engine Optimization) é de grande ajuda, uma vez que irá lidar com as palavras e termos que geram bom resultado de pesquisa em ferramentas como o Google. Quanto maior for o alcance, maiores são as chances de captar futuros consumidores. A produção textual depende muito deste tipo de trabalho minucioso. Na plataforma DINO, por exemplo, realiza-se o tratamento de SEO nos releases desde o título até o próprio "corpo" - o que proporcionará o melhor posicionamento em pesquisas realizadas nos mecanismos de busca levando tanto à visibilidade quanto ao acesso.

Rockcontent, GenWords e Contentools são alguns exemplos de empresas que lidam diretamente com produção de textos para Marketing de Conteúdo e desenvolvem vários materiais interessantes sobre o tema. Os pontos apresentados compõem algumas das muitas características deste tipo de estratégia que, assim como a sociedade, reinventa-se a cada instante com o auxílio de novas tecnologias e informações. Aplicar o Marketing de Conteúdo dentro da própria instituição vai além de se manter dentro da competitividade de mercado com qualidade e versatilidade, trata-se também de resgatar o que Deere, em 1895, percebeu pontualmente: a necessidade de identificar não apenas o que seu público alvo precisava, mas sim aquilo que ele ainda não sabia que precisava.

Sobre o DINO

O DINO, criado em meados de 2013, é uma ferramenta de distribuição online que trabalha diretamente com a área de assessoria de imprensa. Sua principal função é dar visibilidade a materiais produzidos por profissionais de comunicação e garantir publicações em até 140 sites, entre eles grandes portais jornalísticos como o R7 , além de enviar para uma lista de 25 mil jornalistas brasileiros. Entre suas características está a de contribuir para o melhor posicionamento dos comunicados à imprensa nas pesquisas realizadas em buscadores como Google, Yahoo e Bing. Seus serviços atendem diferentes tipos de necessidades, com planos específicos para cada demanda. E-books informativos e dicas sobre Marketing de Conteúdo são alguns dos materiais compartilhados pela plataforma em seu blog - sempre ligado nas novas tendências do universo comunicacional.


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