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DINO - 17 ago, 2015) - Segundo a Pesquisa Global sobre Empresas Familiares 2014 realizada pela consultoria PWC, as empresas familiares no Brasil haviam expandido mais do que a média global no ano de 2013 e estavam otimistas sobre o crescimento futuro. Das companhias consultadas, 79% cresceram nos 12 meses estudados (em comparação com 65% no mundo) e 66% esperavam crescer de forma consistente nos próximos cinco anos.
De acordo com o estudo, para vencer, as empresas familiares precisam profissionalizar cada vez mais seus negócios e a própria família, implementando mudanças em sistemas e processos, na governança corporativa e na gestão de talentos. A pesquisa realizou 2.484 entrevistas com os principais tomadores de decisão em empresas familiares de mais de 40 países, entre 29 de abril e 29 de agosto de 2014.
Uma empresa é definida como familiar quando apresenta alguma das seguintes características: A pessoa que fundou ou adquiriu a empresa detém a maioria dos votos; pelo menos um representante da família está envolvido na gestão ou administração da empresa ou, no caso de uma empresa de capital aberto, a pessoa que fundou ou adquiriu a empresa (ou sua família) possui 25% do direito a voto por meio de sua participação acionária e há pelo menos um membro da família no conselho de administração.
Muito se fala sobre como as famílias que gerem negócios devem proceder para separar a vida pessoal da profissional, mas pouco se diz sobre os funcionários destas empresas. Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, explica que trabalhar em uma empresa familiar exige que o profissional tenha, além de um bom currículo, características comportamentais que se adequem ao tipo de cultura destas companhias: "As empresas familiares também seguem hierarquias, mas é preciso que os funcionários entendam que, a despeito do organograma oficial, muitas vezes a presença dos donos pode interferir na autonomia das chefias".
Pesquisas apontam que as empresas familiares representam a maioria das companhias brasileiras e, de acordo com o Sebrae, equivalem a 90% do total, por isso desempenham importante papel no desenvolvimento do País e na formação do Produto Interno Bruto (Pib).
Se você deseja se candidatar a uma vaga em uma empresa familiar é recomendável que você tenha, ao menos, estas três características:
1. Identifique-se com os valores: Todas as empresas possuem seus valores e, nas familiares, eles se mostram ainda mais presentes no dia a dia do negócio. Para se dar bem em uma companhia assim, é fundamental que você se identifique com estes valores e aceite enxergar a forma de conduzir o trabalho através do ponto de vista dos donos.
2. Aceite a meritocracia com validação: Ainda que as promoções aconteçam pela meritocracia, esteja ciente de que a aprovação pode, em muitos casos, passar pela mesa do dono do negócio. Ter competência e méritos é fundamental, mas nas empresas familiares é preciso algo a mais.
3. Cultive bons relacionamentos: Como dito no tópico anterior, o mérito não pode não ser o único requisito para ser bem-sucedido em uma empresa familiar, desta forma, é fundamental cultivar um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Tenha sempre em mente que você não está sendo avaliado apenas por sua chefia ou o departamento de recursos humanos e cultivar bons relacionamentos pode ser um grande diferencial para se conquistar uma promoção.
Cada vez mais as empresas buscam nos candidatos, características comportamentais que vão muito além da qualificação formal. Uma excelente forma de se destacar entre os concorrentes é apontar no currículo seus diferenciais. A Job1 é a única plataforma de empregos com recrutamento e triagem inteligentes que oferece a ferramenta de match inteligente através do uso da linguagem natural. Lá, além da sua formação e experiência profissional, é possível ressaltar suas características pessoais que o destacam dos outros concorrentes e, assim, sair na frente na busca por um bom emprego.
Renato Mendes conclui: "Quem consegue demonstrar para o empregador que tem características comportamentais que se identificam com os valores das empresas está, certamente, muitos passos na frente na busca por uma boa colocação".
Sobre Renato Mendes:
Renato Mendes é consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1. Graduado em psicologia e administração de empresas, pós-graduado em Liderança e Gestão de pessoas pela FGV, tem ampla experiência nas áreas de Treinamento & Desenvolvimento, Headhunting, Executive Coaching, Projetos Especiais e Terceirização de pessoal, Recrutamento e Seleção de Pessoal.
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