Releases 30/03/2016 - 15:05

Alergia Alimentar e Cozinha Inclusiva: projeto Menu Bacana adapta pratos tradicionais para dietas restritivas


Belo Horizonte - MG--(DINO - 30 mar, 2016) - A ideia nasceu há pouco mais de um ano, em meio ao diagnóstico e tratamento de alergia alimentar múltipla de sua filha. Carla Maia idealizou um projeto, que busca promover o empoderamento de pessoas a se sentirem capazes de elaborar seus próprios alimentos com o objetivo de transformar uma realidade de exclusão em um convite ao acolhimento. O Menu Bacana é um espaço de compartilhamento de receitas testadas e fotografadas, com explicações e adaptações pensadas para a culinária especial sem glúten, leite, ovo e soja.

Carla teve formação acadêmica em Direito e trabalhou por mais de 10 anos na área de inclusão social. Hoje se dedica integralmente ao projeto e aos estudos do curso de Gastronomia e explica " a realidade que passamos a vivenciar com a alergia alimentar de nossa filha, além de evidenciar a importância do resgate do ato de cozinhar, remeteu-me mais uma vez ao tema da inclusão, agora para evidenciar a necessidade de reflexão sobre a diversidade alimentar em nossas práticas sociais, costumes e tradições e sobre o reconhecimento de que vivemos em um sistema que nega a pluralidade alimentar e considera a todos como sujeitos uniformes e desprovidos de diferenças no que tange a sua identidade alimentar."

"Acredito que é preciso vivenciar as restrições alimentares de forma positiva. A maneira como vivemos nosso dia a dia, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, pode ter como efeito um processo que promove a cura em todas as pessoas envolvidas nesse contexto de sujeição a uma dieta, em razão de uma restrição alimentar. Passamos a reaprender a forma de nos relacionarmos com atividades importantes de nossas vidas, como o comer, o conviver e o compartilhar", conta.

Segundo Carla, "devemos construir um novo olhar sobre a comida e o ato de cozinhar, no qual a inclusão se torne o principal ingrediente e o acolhimento o tempero indispensável. Não se trata de desconstruir práticas culinárias centenárias, mas, ao contrário, promover um convite à experimentação de novos sabores, de modo a substituir os alimentos alergênicos por outros alimentos com funções similares. Com uma boa dose de acolhimento e uma pitada de criatividade, qualquer prato pode ser compartilhado por todos, sem exceções."

O site possui mais de 100 receitas desenvolvidas especialmente para os alérgicos e que podem ser acessadas livremente pelos usuários.

Para saber mais:
Facebook - https://www.facebook.com/MenuBacana/
Instagram - @menubacana
Website: http://menubacana.com/