Releases 15/04/2017 - 12:24

Pregão online chega como novo sistema de licitações voltado também para o setor privado


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 03 abr, 2017) - O termo pregão é rotineiramente associado com a Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Entretanto, hoje em dia as empresas do setor privado também conseguem usufruir dos benefícios dessa modalidade de licitação para a aquisição de bens e de serviços de qualidade pelo menor preço. O Epregão, um novo sistema de pregão online, também conhecido como pregão eletrônico, foi desenvolvido justamente para atender a essa demanda. Segundo o empresário Alberto Adji, criador do sistema, "o pregão on-line visa aumentar a quantidade de participantes no processo, já que dispensa a presença dos contendentes. Ao acirrar a disputa pelo menor preço sem perder a qualidade, gerando uma grande economia para os solicitantes".

O fornecedor interessado em participar do pregão eletrônico deve cadastrar-se no site Epregão e concordar com o Termo de Condições e Uso. Após a confirmação da certificação, o fornecedor está habilitado a participar dos pregões referentes àquele órgão. Uma das principais vantagens do método é que se trata de uma modalidade ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes. Além disso, tornou efetivamente mais eficiente e barato todo o processo licitatório.

O pregão eletrônico acontece todo no ambiente da web, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Ele inicia-se com a fixação da menor proposta, sucedida pela fixação de tempo para etapa de lance, para logo depois dessa etapa iniciar-se o encerramento aleatório, a qualquer instante. Para melhor ilustrar, o pregão ocorre como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço. Em seguida, verifica-se a habilitação da empresa vencedora. Se ela não estiver perfeitamente habilitada, a habilitação da segunda colocada é verificada. Finalmente, após o julgamento da habilitação e o aceite do Solicitante, a contratação é efetuada.

Por trás dessa plataforma digital, existe uma equipe de consultores que cuida de todas as etapas da licitação, desde a divulgação da ordem de serviço, passando pelo estabelecimento de prazos para as inscrições, pela análise das propostas e pela regularização da documentação necessária para o contrato. Alberto ainda diz que "os nossos critérios para a capacitação do fornecedor são Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal, Econômico Financeira e, principalmente, Qualificação Técnica". Para saber mais sobre o assunto, acesse o site oficial da empresa pioneira em lançar o serviço para o setor privado: www.epregao.com.br.

Website: http://www.epregao.com.br