São Paulo - SP--(
DINO - 06 abr, 2017) - O trabalho com marketing é fundamental para qualquer empresa. É ele quem faz o cliente encontrar os serviços e produtos que procura e consumir de uma determinada marca, rejeitando outras. Assim, ele conquista cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Aliou-se ao mundo digital, possibilitando captar clientes cada vez mais qualificados e segmentados e reduzindo custos. Tudo isso através do estreitamento na comunicação com o cliente. Mas o marketing empresarial é muito mais do que o marketing digital. Ambos devem caminhar juntos. Essa união é o segredo de sucesso de muitos negócios. O que é o marketing empresarial? É o conjunto de todas as ações de marketing de uma empresa, sempre com o intuito de captar novos clientes e fidelizar os clientes já conquistados. São várias ações, aplicadas em conjunto, que fornecem soluções para os problemas dos clientes. Para uma campanha de marketing empresarial de sucesso, é necessária a união de vários departamentos. Por exemplo: financeiro, desenvolvimento de novos produtos e publicitário. Ou departamento de social media, com gestão de eventos e SAC. Tudo deve ser muito bem planejado e a comunicação precisa ser alinhada. Assim, a empresa fala a mesma linguagem para o consumidor, trazendo melhores resultados. Para que a elaboração das campanhas seja bem-sucedida, os profissionais de marketing precisam levar em conta 4 pontos: produto, preço, praça e promoção. Produto talvez seja o mais simples de entender, é o que sua empresa quer vender (ou já vende). É preciso transformar um simples produto, objeto material, em solução, objeto de desejo. O preço precisa ser justo para ambas as partes ? consumidor e empresa. O consumidor precisa entender o valor agregado de seu produto para aceitar pagar o preço que você pede. Alguns estudos podem ajudar a definir o melhor preço. Estudos mostraram que ser transparente em relação ao preço para o consumidor final é uma estratégia que tem dado certo, aumentando a credibilidade empresarial para o público-alvo. Praça é o local onde sua empresa irá vender seus produtos. Pode ser uma loja própria ou uma outra loja, no caso de você atuar com distribuidores e estar em mais de um ponto de venda. Dentro da praça podemos citar também e-commerces, revendedores, catálogos e parceiros. Promoção é como você vai trabalhar a divulgação de seu produto. "Ter material gráfico de qualidade é fundamental para que as estratégias de promoção deem certo", avisa Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi (
www.lojagraficaeskenazi.com.br). A Gráfica Eskenazi existe há mais de 50 anos e conta com um parque gráfico próprio. O lançamento de sua
Gráfica Online , há 3 anos, possibilitou atender pequenas ou grandes demandas de impressos a preços competitivos em todo o Brasil. Dentro da promoção, podemos citar, por exemplo, ações com demonstradores dentro de um supermercado ? aquelas pessoas que oferecem o produto para o consumidor final por meio de uma degustação e entrega de
panfleto. Nesse caso, além de panfleto, pode ser necessário ter um
banner ,
folder ou
catálogo sobre o produto e sobre a ação. A organização de sorteios ou concursos culturais também se enquadra no 4o P, o de promoção. Podemos citar ainda a distribuição de amostras grátis e até o posicionamento do produto na prateleira do supermercado. Para definir a melhor estratégia, podem ser necessárias algumas pesquisas. Assim, a marca descobre o que o público-alvo deseja, onde ele faz compras, como ele escolhe seus produtos, entre muitas outras questões. A promoção pode se entender também para o digital, fazendo com que o marketing digital seja importante aliado. Por exemplo, para o concurso cultural, é sempre necessário ter um site. E esse site precisa ter um conteúdo de qualidade e relevante ao público-alvo. Nesse caso, pode-se trabalhar com o marketing de conteúdo, ou seja, a produção de conteúdo relevante (textos, vídeos ou outros tipos) para captar a atenção do consumidor e fazer ele aderir ao concurso, se tornar fã de sua marca e criar uma imagem positiva dela. As redes sociais também devem estar aliadas a essas estratégias. Elas podem ser o canal principal de comunicação de uma promoção. Acredite: a maioria dos clientes já prefere entrar em contato com uma marca por meio de suas redes. Nesse caso, a comunicação da empresa precisa estar integrada e a linguagem alinhada também nas mídias sociais.