Releases 17/11/2016 - 14:39

Franquias e o sistema de franchising no Brasil


São Paulo - SP--(DINO - 17 nov, 2016) - Franquia é um sistema de negócios pelo qual o proprietário de uma marca (conhecido como franqueador) concede à outra pessoa (física ou jurídica) o direito de vender e distribuir seus produtos, utilizar seu know-how, sua marca e sua patente. O direito de distribuição e utilização da marca pode ser exclusivo ou semiexclusivo, a depender do modelo de franquia.

Portanto, o sistema de franchising tem dois personagens fundamentais para a relação de negócios: uma empresa que já possui pleno sucesso e deseja replicar seu modelo em larga escala - por franquias (franqueador), e a pessoa física ou jurídica que se propõe a investir nesse modelo de sucesso e gerenciar sua unidade através dos padrões impostos pelo franqueador (franqueado).

Passo a passo para encontrar a melhor franquia para você:
Pensando em investir em franquias Esse modelo de negócio é uma ótima opção para quem deseja se tornar empresário de forma mais segura. Entretanto, é prudente seguir alguns passos antes de encontrar a marca certa para você:

1º - Estude o segmento no qual deseja atuar

2º - Compare as marcas do setor atentamente

3º - Encontre a melhor rede, de acordo com seu perfil

4º - Converse com a franqueadora e com os franqueados da rede

5º - Assine o contrato de franquia, de preferência junto com um advogado

6º - Trabalho, dedicação e muito sucesso na sua franquia!

Franquias aumentam consideravelmente suas chances de sucesso

Baixa taxa de mortalidade, alto índice de crescimento, marcas consolidadas e números positivos, esse é o mercado de franchising no Brasil, que possui mais de 3 mil redes.
Embora a Lei do Franchising no Brasil date de 1994 (Lei nº 8955/94) e o setor registre crescimento sempre muito acima do PIB ano após ano, ainda é possível afirmar que o país engatinha rumo a um crescimento quase que imensurável.
Basta ter como base países como Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Japão, todos à nossa frente em números de unidades e faturamento e que continuam apresentando altas. Nos EUA, onde a lei federal de franquias existe desde 1978, por exemplo, a média de franquias por franqueadora é cerca de seis vezes maior que a média das redes brasileiras.

E por que as franquias continuam conquistando bons números mesmo em meio à crise econômica no Brasil? Entre os motivos, vale destacar que o país figura entre os que mais possuem empreendedores no mundo, e o franchising é talvez a porta de entrada nesse universo, oferecendo maiores chances de sucesso nos negócios. Isso porque o franqueado atua com uma marca já consolidada no mercado, com modelo testado e comprovado, conta com suporte do franqueador e, consequentemente, pula algumas etapas fundamentais ? e trabalhosas ? relacionadas a um empreendimento próprio.

Franquias em alta

Inegavelmente, há segmentos que se destacam muito mais em relação a outros. Prova disso é o de franquias de alimentação, que cresceu 9,4% em 2015 ? comparado a 2014. Recente estudo da ABF indicou que mercado de alimentação fora do lar sentiu os efeitos da retração econômica, mas resistiu e confirmou tendência das franquias de apelo saudável.

Com uma receita da ordem de R$ 27,9 bi, apurada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) no balanço do franchising no ano passado, que totalizou R$ 139,5 bi, as franquias de alimentação representam 20% do franchising e 7% de todo o mercado de alimentação no Brasil, cujo faturamento foi de R$ 350 bi. Inseridos no segmento de alimentação , estão alguns ramos, como Cafés, Chás e Sucos, além de Sorvetes, Milk shakes e Gelados, Churrascarias, Grelhados e Espetos, Árabes e Salgados, e Peixes e Frutos do Mar. Isso sem contar o nicho de bolos e doces, ambos sempre apresentando ótimos números.

Outro segmento que tem conquistado cada vez mais espaço no franchising é o de franquias de serviços. São os mais diversos ramos de atuação, que apresentam oportunidades especialmente para profissionais técnicos que querem empreender em suas áreas. Em sua grande maioria, as redes de serviços oferecem baixo investimento, possuem alta demanda pela terceirização, e também, em alguns casos, não exigem grandes estruturas, além de proporcionarem um retorno mais rápido.

Conclusão sobre o franchising no Brasil

Antes de concretizar a compra de uma franquia, o investidor deve ter absoluto conhecimento de, no mínimo, três itens:

Do sistema de franquias em si
Não espere que comprando uma franquia a franqueadora fará todo o trabalho por você. É comum encontrar franqueados com esse pensamento equivocado, resultando em frustração e perdas financeiras. O franchising é uma relação mútua de trabalho, aprendizado, novas ideias e desejo de crescimento por ambas as partes, franqueado e franqueador.

Da perspectiva em longo prazo do segmento (e da rede)
O futuro franqueado (e consequentemente seu capital), querendo ou não, estará nas mãos da marca franqueadora. Uma crise no segmento de atuação da marca ? e qualquer estratégia errada por parte da franqueadora ? poderá prejudicar o investimento do franqueado.

Do franqueador
O investidor também deverá estar com seus desejos de crescimento e valores alinhados com os do franqueador. Apesar de parecer um cenário utópico, é fundamental para o crescimento da rede que todos os franqueados falem a mesma língua do franqueador. E isso só é possível com a identificação pessoal do investidor junto à rede, de forma geral.

O candidato a franqueado deve aprofundar significativamente seu conhecimento no sistema de franquias, pesquisar os segmentos nos quais se identifica sendo empresário, analisar todas as marcas desse segmento e conversar muito com o franqueador e franqueados da marca antes de adquirir uma bandeira da rede em questão.
Em suma, tomando todas as precauções e com um planejamento bem alinhado e factível, suas chances de sucesso com uma franquia se tornarão infinitamente maiores do que abrindo seu próprio negócio. Vá em frente, com confiança e propriedade no negócio, que tudo sairá bem. Bem-vindo ao peculiar e inteligente universo do franchising!

*Publicado originalmente em http://www.portaltopfranquias.com.br