Releases 06/09/2016 - 10:45

Arte de Eduardo Kobra no RJ entra para Guiness Book


(DINO - 06 set, 2016) - O Graffiti, popularmente conhecido também como Arte Urbana ou até mesmo Street Art, é um movimento artístico elaborado normalmente em locais públicos, especificadamente, em paredes, muros, prédios, entre outros locais.

Atualmente, o Graffiti é considerado uma arte moderna urbana. Já no século XX, era considerado como vandalismo.

O Street Art surgiu na década de 1970, por alguns jovens em Nova Iorque, EUA. Sua principal característica era a técnica de ilustração e harmonização das cores. Possui uma conexão direta com o estilo Hip Hop, conduzido de forma artística, os problemas decorrentes visíveis, como por exemplo, os desfavorecidos da sociedade.

Uma das razões principais para este movimento, é promover a liberdade de expressão, dentre outros variados assuntos. É uma modo de utilizar desta ousadia para expressar o ponto de vista sobre a política atual.

Atualmente, ainda existem grupos de pessoas que discordam que o Graffiti é um movimento artístico, alegam que é uma forma de denigrir o status estético da cidade ou bairro, considerando como uma poluição visual, confundido com a "pichação" ou o vandalismo. Diferente do conceito do Graffiti, a pichação tem como a característica de escrita, em esculturas públicas, imóveis privados, espaços públicos, entre outros locais.

Segundo Celso Gitahy (1999), o Graffiti é uma linguagem possui características estéticas e conceituais.

Na categoria estética é visto a expressão plástica figurativa e abstrata, uma repetição de estilo quando é realizado em mão livre. Também, ilustrações de imagens inconscientemente, uma reprodução de imagens realizando releituras.

Sobre as características conceituais, é executado uma discussão política, valores sociais e econômicos, transmitindo sarcasmo e humor. Outra ponto, é a reprodução da intervenção da humanidade exposto em um local urbano.

O artista Eduardo Kobra, é um dos maiores e reconhecidos grafiteiros do Brasil. Em Agosto de 2016, o Guiness Book (Guiness World Records) anunciou o maior grafite do mundo, o mesmo realizado por Kobra. A arte está localizada no Boulevard Olímpico da Praça Mauá (RJ). Possui 15 metros de altura e 170 de comprimento. Chama-se "Etnias", composto por 5 etnias distintas de indígenas. A arte passa o conceito de união de entre povos.

Em 2014, obras do artista Kobra já estavam em galerias. Em uma exposição em Roma, suas obras foram vendidas, chegaram a custar entre 25 a 40 mil euros.

O artista e grafiteiro Paulo Ito, também possui reconhecimento. Ele é visto como um dos mais importantes nomes do Grafitti em São Paulo, ele ilustra suas ideias sobre a sociedade e estimula as pessoas a auto reflexão. O site Dionísio Arte realizou uma entrevista com o artista. Durante a entrevista, ele fala sobre suas inspirações e sobre seu processo de criação.