Salvador, BA--(
DINO - 04 ago, 2016) - A proximidade do final do ano pode parecer ainda distante aos olhos de muitos trabalhadores, mas o que eles pouco desconfiam é que, justamente nesse período, suas empresas estão iniciando o processo de pesquisa para a contratação do benefício concedido no Natal. E é nesse momento que o gestor de Recursos Humanos se depara com um velho dilema que lhe acompanha sempre nessa época: como reconhecer e premiar os colaboradores no final do ano sem comprometer o orçamento?
As alternativas mais comuns que as empresas costumam recorrer são as tradicionais cestas natalinas, quando não a distribuição de um peru de Natal ou mesmo um mero panetone. Existem ainda aquelas que abrem mão de um presente para cada colaborador e investem no sorteio de prêmios de maior valor agregado na festa de confraternização, por exemplo. Em comum, tais empresas compartilham da percepção inteligente de que momentos como o final do ano são importantes para a valorização do funcionário e não podem passar em branco. Todavia, independente da alternativa escolhida, essas mesmas organizações acabam pecando em um aspecto: desconsiderar a individualidade do funcionário. E por esse motivo, ações motivacionais como a concessão de um benefício no Natal acabam tendo uma percepção errônea de serem onerosas, quando, na verdade, o presente escolhido não propiciou o alcance dos objetivos propostos.
Na contramão das alternativas tradicionais de Natal, os cartões-presente têm cada vez conquistado a simpatia dos gestores de RH, elevando a sua participação de mercado como benefício preferencial de final do ano. Seu grande diferencial está justamente no ponto fraco das demais alternativas: o respeito à individualidade do funcionário. Através do cartão-presente, as empresas encontram uma solução prática e ágil que dá liberdade ao colaborador de escolher a melhor forma de consumir o seu benefício de acordo com as suas necessidades do momento. É o que confirma Luciano Engel, Superintendente Comercial, Marketing e Produtos da Nutricash, companhia de meios de pagamentos corporativos que oferece cartões-presente de Natal em seu portfólio de produtos. "Oferecer o benefício de Natal através de um cartão-presente é fornecer um presente personalizado, reconhecendo sabiamente que cada indivíduo tem necessidades e gostos distintos", afirma Luciano.
Experiente na concessão de benefícios ao trabalhador vinculados ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), a Nutricash possui também em sua linha de produtos o Nutricash Premium, um cartão dedicado ao pagamento de premiações diversas ao colaborador em ocasiões como aniversário, datas comemorativas, campanhas de incentivo, dentre outros. Ciente do potencial de mercado existente para os benefícios de Natal, o cartão Nutricash Premium ganha uma roupagem especial nessa época do ano, com temática natalina e um novo apelo comercial: o Nutricash Festas. "Em agosto, lançamos ao mercado os cartões Nutricash Festas, oferecendo às empresas um cartão de premiação temático de Natal com condições especiais para aquelas que planejam desde cedo a aquisição do benefício", informa Luciano Engel. Os cartões-presente da Nutricash são apresentados em duas modalidades diferentes: o "Nutricash Festas" para consumo em uma rede de estabelecimentos diversificada, e o "Nutricash Festas Alimentação" para consumo exclusivo em mercados e similares, uma evolução da cesta física de Natal.
Se as vantagens do cartão-presente como benefício de Natal ainda não foram convincentes o suficiente, a Nutricash alerta para uma informação valiosa, obtida a partir de pesquisas de mercado com os usuários dos seus cartões. "Em levantamentos virtuais realizados com os nossos usuários, a preferência pelo cartão-presente em detrimento a outras alternativas de benefícios, como a cesta física de Natal, é gritante. Cerca de 75% dos pesquisados manifestam a sua preferência pelo cartão-presente", afirma Luciano.
Website:
http://www.nutricash.com.br