São Paulo--(
DINO - 24 mar, 2016) - É natural que, em 2016, o mobile continue evoluindo e alcançando
números expressivos. Com isso, as marcas têm que investir cada vez mais em marketing direcionado para essas plataformas. E é exatamente sobre isso que José Borghi, da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, fala a seguir, apontando as previsões para o Mobile Marketing este ano.
O publicitário inicia ressaltando que, segundo as perspectivas do mercado, 2016 será o primeiro ano da história em que os gastos das empresas com marketing voltado para os dispositivos móveis serão maiores que os investimentos com a publicidade on-line no Desktop. Isso porque além do grande aumento do número de pessoas que utilizam smartphones, os tablets, que em diversas ocasiões substituem os computadores, também estão ganhando cada vez mais usuários, destaca José Borghi. Dessa maneira, as marcas que querem acompanhar essa evolução e aumentar o engajamento dos seus públicos-alvo têm que investir na publicidade através dessas ferramentas.
Tudo isso, além de ter forte influência nas estratégias de marketing das marcas, já fez com que, nos últimos quatro anos, o uso da internet através dos dispositivos móveis fosse maior que por meio dos tradicionais computadores. Para exemplificar isso, o empresário da
Mullen Lowe reporta que em alguns países, incluindo Japão e Estados Unidos, duas das maiores potências digitais do mundo, os celulares são mais utilizados que os computadores para fazer pesquisas no Google. Com isso, o maior site de buscas do mundo começou a fazer anúncios em suas páginas de resultados de pesquisas em formato de vídeo, ampliando as possibilidades da publicidade.
José Borghi comenta que, de acordo com a eMarketer, empresa especialista em estudos sobre o mundo digital, em 2016 os gastos das marcas em todo o mundo com mobile marketing devem superar os US$ 100 bilhões. Com isso, destaca o executivo da antiga Borghi Lowe, os investimentos na publicidade móvel superariam os feitos com a propaganda para mídias on-line em computadores, representando 51% do
mercado publicitário digital mundial.
As possibilidades trazidas pelo mobile marketing são extremamente eficientes e amplas, o que atrai de forma acelerada a atenção das marcas e dos anunciantes para essas plataformas. Assim, comenta José Borghi, essa maneira de fazer propaganda deve dominar completamente o mundo digital rapidamente. Isso é determinado por alguns fatores interessantes em relação ao mobile marketing, como o crescimento de anúncios através de vídeos.
Essa forma de fazer publicidade atinge um número gigantesco de pessoas, principalmente com o aumento do uso de smartphones conectados através de redes Wi-Fi e da internet 4G. Contudo, é necessário que os anunciantes tenham consciência de que a qualidade dos vídeos deve ser boa, o que demanda investimentos maiores que os feitos com imagens, por exemplo.
José Borghi também ressalta como um fator positivo em relação ao mobile marketing a segmentação do público através da geolocalização, atingindo o consumidor certo no momento certo e sem que ele esteja necessariamente on-line. Além disso, também é interessante destacar a melhor utilização de Deep Links, a possibilidade de fazer propagandas em um número muito maior de aplicativos e o fato de as marcas poderem criar
conteúdos midiáticos quase que instantaneamente. Tudo isso, faz com que o mobile marketing se sobressaia em relação à publicidade nos Desktops e apresente resultados bem mais efetivos.
Website:
http://us.mullenlowe.com/