São Paulo - SP--(
DINO - 24 mar, 2016) - A 2ª MOSTRA de Filmes Americanos em São Paulo, que começa no próximo dia 31, no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta, traz à cidade cinco diretores americanos, que conversarão com o público após a exibição dos filmes. Courtney Ware (foto), de Uma Luz na Escuridão (Sunny in the Dark), Varda Bar-Kar, do documentário A Grande Voz (Big Voice), James Choi, diretor do longa-metragem Espaço Vazio (Empty Space), Tim Taylor, do curta-metragem Cidadão Teklit (Citizen Teklit), e a professora e cineasta Carolina Posse, do Columbia College de Chicago, são os convidados do evento.
Nesta segunda edição da mostra, os quatro longas e 13 curtas-metragens também serão exibidos gratuitamente na Galeria Vertigem - do Mirante 9 de julho (só curtas-metragens), no Cinusp da Cidade Universitária e da rua Maria Antônia, na Faap, na Universidade Mackenzie e na Matilha Cultural (veja, abaixo, o link do site com toda a programação).
A Academia Internacional de Cinema (AIC), além de participar no dia 6 de abril - encerramento da 2ª MOSTRA de Filmes Americanos - com a exibição de um longa e sete curtas-metragens, também oferece no dia 1º (sexta-feira) uma aula master sobre cinema americano, gratuita ao público. Nesse encontro, o jornalista, escritor, crítico de cinema e diretor da AIC, Franthiesco Ballerini, abordará os diferentes aspectos do cinema americano.
Bate-papo com cineastas
O filme de ficção Uma Luz na Escuridão (Sunny in the Dark), da jovem diretora Courtney Ware, de apenas 29 anos, procura envolver o telespectador com a história de um solitário terapeuta de família, que ao buscar refúgio na solidão de seu exclusivo apartamento, no centro da cidade, descobre que não é a única pessoa que mora naquele espaço. O bate-papo da diretora com o público acontece após a exibição do filme, às 16, na Faap, dia 1º de abril.
O drama do diretor James Choi, Espaço Vazio (Empty Space), trata de um tema complexo, que também aflige os adolescentes e jovens no Brasil. O filme fala de Tom, um jovem acima do peso, que se refugia na cabana de sua avó, na área rural de Illinois, em uma tentativa de enterrar os anos em que foi oprimido e se sentiu rejeitado. Na cidade, ele encontra uma preciosa garota cega chamada Lilly, que mostra a ele como ser aceito e amado. Choi conversará com o público após a exibição do filme, nos dias 1° e 2 de abril (veja no link abaixo).
A professora e cineasta Carolina Posse, do Columbia College, de Chicago, estará à disposição para um bate-papo com o público, na Universidade Mackenzie (dia 4 de abril) e no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta (dia 5 de abril), após a exibição dos programas de curtas-metragens. Alguns dos curtas selecionados, que serão apresentados na 2ª MOSTRA de Filmes Americanos, são de alunos sob a orientação da cineasta e professora.
A Grande Voz (The Big Voice), documentário de Varda Bar-Kar, será comentado pela diretora após a exibição do filme no dia 6, na AIC e no Espaço Itaú de Cinema ? Augusta, no encerramento da mostra. O longa-metragem segue durante um ano a trajetória da vida de um determinado diretor de coral, enquanto o maestro ensina seus alunos do ensino médio de uma escola pública a se tornarem uma única grande voz.
Site com a programação e endereços da MOSTRA:
www.mostrafilmseries.org