(
DINO - 24 mar, 2016) - Os problemas envolvendo estacionamentos afetam a mobilidade urbana em todo o mundo. Organizações como o do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) afirmam que os estacionamentos condicionam comportamentos e escolhas nas cidades, uma vez que todos que dirigem escolhem o carro como meio de transporte pensando em estacionar. O aumento no número de carros nas grandes capitais segue constante. Mas o que fazer quando não há como deixar de utilizar o carro particular?
Os motoristas das grandes cidades utilizam diversas alternativas (nem sempre adequadas), como a zona azul, estacionamentos em vias públicas (regulares ou não), estacionamentos particulares e ainda por sistema de valet. Entretanto, o inchaço urbano cria problemas como falta de vagas e aumento dos engarrafamentos causados por motoristas procurando estacionar.
Aliado a isso, muitas vezes, as alternativas oferecidas também geram problemas, como no caso dos estacionamentos, que muitas vezes geram transtornos para os clientes pela cobrança por perda de ticket ou ocorrências quando se aciona o serviço de valet ? como ocupação de vagas proibidas, colisão ou perda de objetos no veículo.
Por meio da inovação, esses problemas podem ser resolvidos. O aplicativo ValetWay, desenvolvido pela Verde Tecnologia ajuda a resguardar motoristas, aumentando a transparência e reduzindo tempo de espera dos clientes. Por meio do aplicativo, a segurança do usuário em caso de perda do ticket, por exemplo, está garantida. Em São Paulo, as empresas Plenty Park, Martins Park e IdGuard já utilizam a tecnologia em vinte estabelecimentos na cidade. O ValetWay também está sendo utilizado Valet Security Parking em cinco empreendimentos.
Como utilizar o sistema
Chegando ao estacionamento, o manobrista digita a placa do veículo e logo aparecerão as informações de modelo, ano e cor do seu carro. Depois de checadas as informações, o manobrista pode vistoriar o veículo quando ao estado do automóvel e pertences que estarão no veículo durante a estadia na vaga. Por lei, apenas pertences declarados podem ser reclamados. O cliente poderá acompanhar, em tempo real, o manobrista que estará de posse do automóvel e todo o deslocamento do veículo, além de todas as informações inseridas como um ticket eletrônico, através de um aplicativo para o cliente.
O sistema também traz muitas vantagens ao empresário. O ValetWay tem a capacidade de transmitir alarmes para direção perigosa, excesso de velocidade, desvio de rota, cerca virtual e manobrista sem conexão, deixando o empresário e seus gerentes de estacionamento cientes do comportamento de cada manobrista. O sistema ainda emite relatórios catalogando o faturamento dos pontos, a produtividade do funcionário, as estatísticas sobre os atendimentos, além de ajudar o próprio manobrista a visualizar o local exato de cada veículo.
Mais informações para a Imprensa:
AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001
Aurimar Monteiro ?
aurimar@ad2m.com.br | (85) 9.8893.9485
Rafaela Britto ?
rafaelabritto@ad2m.com.br | (85) 9.8893.9474
Mauro Costa ?
mauroccosta@ad2m.com.br | (85) 9.8879.8474