São Paulo, SP--(
DINO - 22 nov, 2018) -
A Black Friday, data especial de compras que acontece logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, é considerado o maior evento mundial de comércio. Promoções significativas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros, são tão bem-sucedidas que outros países rapidamente criaram seu dia especial de compras na mesma data.
No Brasil, por exemplo, essas promoções estão por todos os lados, não apenas nos bens de consumo, mas também em outros setores como alimentação, entretenimento e até mesmo na compra de carros e em serviços financeiros. Em um mundo globalizado, o impacto positivo desta data na movimentação de dinheiro, serviços e mercadorias em um único dia ao redor do globo é impressionante.
Com a grande quantidade de mercadorias comercializadas, existe uma forte tendência no aumento do número de importação para essa data especial. Segundo dados da Balança Comercial Brasileira, fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o mês de outubro já apresentou um crescimento de 17,7% na importação, se comparado a mesma época do ano anterior, 2017.
Diante uma demanda tão forte para a economia, todo o processo de importação deve ser planejado com bastante antecedência, especialmente pela cadeia de suprimentos interno. Uma estratégia de logística para toda a distribuição de mercadorias é essencial para evitar erros, como a venda de produtos que não estão em estoque ou produtos que são entregues com atrasos significativos para o consumidor. Estes, juntamente com outros efeitos da logística não planejada, podem prejudicar gravemente a imagem de uma empresa.
“Um evento especial como Black Friday exige muito planejamento de empresas do varejo, tanto para a distribuição das mercadorias nas lojas físicas, quanto para as vendas realizadas no e-commerce. É importante considerar que o canal de vendas on-line é o grande destaque da última edição da Black Friday no Brasil. O crescimento esperado para este ano é de 15%, no qual somente as vendas online devem chegar a R$ 2,43 bilhões no País, segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen”, explica João Carlos Caldana, Diretor Executivo da DACHSER Brasil.
Para o executivo tudo precisa estar no radar de quem importa e exporta, “desde a logística de transportes até o processo de armazenagem, capazes de garantir a integridade dos produtos que serão vendidos, durante a explosão de vendas que acontecerá durante essa data”.
Não apenas para essa data, mas para qualquer período do ano, o planejamento logístico inteligente pode reduzir custos de produção e armazenagem, além de aumentar a velocidade de entrega dos produtos, com o menor gasto possível. A DACHSER tem anos de experiência e inovação em integrar serviços de rede logística ao redor do mundo, para que todo o processo seja integrado e otimizado aos clientes de todas os segmentos da economia.
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