Releases 26/02/2016 - 14:30

Monica Leonardi é uma das poucas mulheres a se destacar na indústria cafeeira


São Paulo--(DINO - 26 fev, 2016) - Tomar um cafezinho na casa de amigos é um símbolo de cortesia e um hábito cultivado e apreciado pelos brasileiros. Mais do que essa paixão, Monica Leonardi fez disso seu objeto de trabalho.
A história com o café começou na adolescência. Filha de pai italiano, Mônica se encantava com o glamour das cafeterias da região da Toscana quando viajava para visitar os familiares. Dona de olfato e paladar apurados, optou pela faculdade de química por apreciar lidar com misturas e combinações, e imaginava trabalhar na fabricação de aromas para a indústria.
Quando se formou, na década de 1980, a economia brasileira passava por um momento delicado, e era difícil conseguir emprego. Nesse momento, o café surgiu em sua vida. "Tudo começou como uma brincadeira. Uma amiga da família tinha uma fazenda e estava com dificuldades para vender o café, então ela me convidou e, como eu tinha recém terminado a faculdade e queria fazer alguma coisa, aceitei", conta Mônica, que carregava o estoque no porta-malas do próprio carro. Em vez de encarar como um trabalho temporário, foi se aperfeiçoar sobre como funcionava a fabricação do café.

Menos de um ano depois que começou a trabalhar vendendo o café produzido por sua amiga, em 1987, Mônica fundou a Café Terra Brasil. Fez curso de torrefação no exterior, foi buscar na Itália o conhecimento de que precisava para fazer no Brasil um café com o requinte servido na Toscana. "Fiz alguns cursos sobre como torrar o café, porque a Itália não produz o grão, eles importam tudo, mas são mestres na torra", afirma. O curso superior em Química acabou ajudando muito na sua compreensão sobre a mistura de grãos e o processo de torra.

Assim como os italianos, Mônica não tem nenhum pé de café, mas se especializou na finalização do grão. Logo que fundou a empresa, comprava matéria-prima diretamente com os produtores, que lhe mostraram como funcionava o processo de cultivo, colheita e beneficiamento.

Ao longo do tempo Mônica adquiriu um paladar apurado e reconhecido, com isso, foi eleita a primeira mulher no Brasil a conquistar o título de juíza da S.C.A.A (sigla em inglês para Associação Americana de Cafés Especiais). Mérito esse, até então, conquistado apenas por homens. "Eu era a única mulher de uma sala lotada de homens, que já eram provadores oficiais. Isso nunca me intimidou, pelo contrário, sempre me motivou", conta Mônica.

Para conquistar esse diploma é necessário ter olfato apurado, compreensão intensa do assunto e muito, mas muito amor pelo café, quesitos que Mônica tem de sobra.

A empresária é uma das poucas mulheres a se destacar na indústria cafeeira - hoje não está mais a frente do Café Terra Brasil - e atualmente ocupa o cargo de diretora da multinacional italiana La Spaziale no Brasil.

La Spaziale

Desde 1969, quando foi fundada, a La Spaziale ganhou reconhecimento por ter um produto inovador e de qualidade, e hoje conserva intacta a mesma filosofia que possuía desde o começo: garantir alto nível de qualidade nas xícaras através de inovações técnicas.

Além de ser uma das maiores fabricantes de máquinas de café do Brasil, a La Spaziale é também uma empresa que apresenta, vende e loca diretamente aos clientes máquinas para café espresso.

La Spaziale Brasil - Uma decisão desafiadora

Apesar da La Spaziale estar presente no Brasil há mais de 20 anos por meio de seus importadores e representantes, foi nas mãos de Monica Leonardi, em 2011, que a empresa ganhou novo foco, com projeções de crescimento a nível nacional, com um novo modelo de negócios
? Um único Importador;
? Viabilidade de negócios com grandes redes nacionais;
? Satisfação e crescimentos dos distribuidores;
? Valorização da Marca;
? Crescimento La Spaziale Brasil .

Por conta disso, a empresa planeja investir em revendedores e distribuidores. O serviço de revendedor da La Spaziale é de grande tarefa e agrega valor aos equipamentos, à empresa e aos seus colaboradores que nela trabalham, proporcionando cursos, assistência técnica especializada e um pós venda constante.
A LA Spaziale anualmente oferece programa de capacitação a seus revendedores, treinamento técnico treinamento comercial, treinamento operacional, com a finalidade da excelência dos serviços e da xícara de expresso.
Seus revendedores multiplicam e aplicam isso rotineiramente.
A novidade é o treinamento de capacitação técnica que a La Spaziale estende á baristas interessados em melhor conhecer os equipamentos e assim tornando ?os mais completos para toda cadeia do café.

Por meio dessa metodologia, o revendedor estará apto para identificar as necessidades dos clientes de forma proativa, ofertando soluções para os possíveis problemas.

Para ser um distribuidor La Spaziale é necessário não ter bandeira com uma marca de café, ter uma estrutura inicial com escritório e Show Room e oferecer serviços de assistência técnica.

A La Spaziale continua sempre dentro do mesmo ideal , exportando para mais de 80 países , oferecendo aos clientes um produto de alta qualidade, a fim de garantir um ótimo resultado e confiança.
Portanto, os clientes La Spaziale podem contar com um Staff preparado para dar todo suporte que for necessário .

Então, que tal uma pausa para um expresso preparado com LA Spaziale?


www.laspaziale.com.br

Viviane Arnaldi
viviane.arnaldi@v2comunicacao.com.br
Telefone (55 11) 2528-8994
V2 Comunicação