Releases 26/02/2016 - 14:08

Empresas japonesas apostam em design e técnicas tradicionais para emplacar novidades na Gift Fair


São Paulo--(DINO - 26 fev, 2016) - Um seleto grupo de 14 empresas japonesas, reconhecidas por participações em feiras de Nova Iorque (Gift Fair), Paris (Maison & Object) e Frankfurt (Ambiente), apresenta na 52ª Brazilian International Gift Fair, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, no Expo Center Norte, na capital paulista, produtos sofisticados inéditos que aliam modernidade à tradição, originalidade à funcionalidade. O Espaço Japão é coordenado pela Japan External Trade Organization (JETRO), órgão do governo japonês que tem a finalidade de promover os investimentos e o comércio exterior daquele país em todo o mundo.

A seleção das companhias pela JETRO, que trabalha na busca por empresas brasileiras para a compra e distribuição dos artigos japoneses na feira, privilegiou produtos que facilitam o dia a dia e que poderão dar um toque exclusivo na ambientação contemporânea das casas brasileiras. Assim, o Espaço Japão apresenta peças caracterizadas pelo design requintado, resultado de um processo produtivo que une a apurada matéria-prima e a excelência das técnicas tradicionais, padrão que confere distinção ao artesanato japonês.

Tradição japonesa - A Isuke, empresa de Quioto com 160 anos de história, trouxe para o Brasil suas peças em urushi, a especialíssima laca japonesa. Na Gift Fair a companhia apresenta o Iro Iro Cup, Iro Iro Bowl e o Iro Iro Bomboniere. O primeiro, com design assinado pelo artista Kazushige Miyake, pode ser utilizado para bebidas geladas, como cerveja e suco, mas também é extremamente charmoso para tomar um café quente. O Iro Iro Bowl é uma tigela multiuso, que serve para cereais, sorvetes, sopas e cremes. Já o Iro Iro Bomboniere é ótimo para guardar não só doces, mas também pequenos objetos e acessórios.

A Isuke também apresenta em São Paulo a Lancheira Ume, criada em laca em três camadas, com formato de flor de ameixeira (ume), decorada com elegantes desenhos da mesma flor em dourado. Extremamente graciosa, é produzida no tamanho ideal para ser transportada. Ela pode ser usada também como caixas para acondicionar pequenos objetos e acessórios.

Também de Quioto, a Maruwa apresenta seus modelos de furoshiki, que são panos quadrados usados pelos japoneses desde a antiguidade para transportar objetos. As estampas são muito variadas com motivos tradicionais, florais ou com inspirações sazonais. Mesmo no exterior, onde não existe uma cultura da embalagem, é possível usar o pano para diversas finalidades. Por exemplo, ele serve para embrulhar e levar o seu lanche à escola ou trabalho. Pode até servir como uma pequena tapeçaria para enfeitar um canto da parede.

A Maruwa apresenta na Gift Fair um furoshiki na linha tradicional, mas que foi desenvolvido especialmente para o cotidiano contemporâneo. Com design norte europeu, a proposta desse modelo é deixar o dia a dia mais leve, através de suas cores e padrões. Ao instalar a alça esse conjunto se transforma em uma bolsa.

Fundada em 1916, a Nousaku Corp., da cidade de Takaoka, província de Toyama, apresenta a Cesta Square, produzida em estanho puro com base na tradicional tecnologia de fundição local. Ele aproveita ao máximo a flexibilidade característica do estanho puro, que permite moldar o formato da cesta puxando e retorcendo o material. É possível fazer dele uma fruteira, cesta de vinho ou abajur. Fora do Japão, a maior demanda é por souveniers ou brindes de empresas.

Saúde e beleza ? Para as mulheres, o Espaço Japão apresenta o lenço antibrilho com chá verde criado pela Kobataen, empresa de Quioto, a escova de cabelos Lift Brush, que levanta a flacidez do rosto, e o massageador Lift Roller, ambos desenvolvidos pela Peacherino, empresa de Okazaki, província de Aichi.

O lenço antibrilho da Kobataen também pode ser utilizado na hora de maquiar o rosto. O papel tira o brilho causado pelo excesso de oleosidade, evitando o trabalho de maquiar a área oleosa repetidas vezes. Ele contém chá-verde, que além de conferir um aroma suave e leve da erva, traz benefícios de suas substâncias inerentes, como a catequina.

Com experiência de 15 anos no ramo da beleza e atuação nos Estados Unidos e Japão, a Peacherino conta com um salão de beleza que desenvolve seus próprios produtos. O segredo da Lift Brush está na ponta das cerdas de nylon, onde foi embutido um minério natural que atua sobre os meridianos e coloca o músculo do couro cabeludo de volta à posição natural, combatendo a flacidez. Ele também ajuda a levantar os músculos da face, melhora o fluxo sanguíneo, elimina as dores de cabeça e o cansaço visual e, por fim, tonifica o couro cabeludo. O efeito de lift up é imediato e dura por uma hora ou duas horas, podendo ser usado por pessoas de qualquer idade.

Baseado nos mesmos princípios da Lift Brush, a Lift Roller contém um minério que atua sobre os meridianos. Ao rolar o aparelho sobre a pele, o equilíbrio muscular do local é recuperado. Seu formato em V permite massagear e pinçar, demonstrando todo o potencial no efeito de lift up e no cuidado contra a celulite.

Gastronomia ? As facas japonesas já são bem conhecidas dos chefs pelo corte preciso. A Serendipity & Co. traz as facas da linha Shogun, de aço damasco com delicada estampa na lâmina, resultado de múltiplas sobreposições de camadas de aço, técnica de forja tipicamente japonesa. No caso da linha Shogun, são 16 camadas de aço com estampa martelada, produzidos uma por uma por mestres cuteleiros de Sakai, o que significa que não existem duas facas iguais no mundo.

No miolo da lâmina é usado o aço inoxidável V-10, conhecido como o aço mais resistente do mundo. Isso garante a qualidade do corte preciso e a sua durabilidade. O cabo é feito de mogno, madeira que também possui alta durabilidade. Em São Paulo, está disponibilizado em dois modelos: a faca de chef (chef"s knife) e a pequena (petit knife). Essa técnica de várias camadas é chamada de warikomi e o Japão é um dos poucos países a adotá-la.

A Suncraft Company, também tradicional fabricante de facas e tesouras de cozinha de Seki, província de Gifu, por sua vez, traz a linha MU, desenhada pelos designers italianos Nunzia Paola Carallo e Jacopo Romano Grandis. O cabo é de bambu carbonizado tratado, o que torna um produto resistente, ambientalmente correto e adequado para uso em cozinhas de restaurantes. É a faca indicada pelo renomado chef italiano de Milão, Pietro Leeman.

A Suncraft apresenta também a MU Micarta. Essa linha é composta por 15 tipos de facas, cada uma delas atendendo a uma necessidade específica dos chefs profissionais. A lâmina é de aço cromo vanádio-molibdênio com alta resistência à corrosão e fácil de afiar. As lâminas são produzidas uma a uma. Seu cabo é feito com Micarta à base de linho, um material composto de linho, lona, papel, fibra de vidro e de carbono processados por compressão a alta temperatura.

A MAC Corporation, de Sakai, província de Osaka, apresenta ao público brasileiro quatro modelos, direcionados não só a profissionais, mas também às donas de casa. Os conceitos que nortearam os estudos e pesquisas para o desenvolvimento dos designs exclusivos da MAC foram corte afiado, fio duradouro, fácil de manusear, higiênico e seguro. A Single Blade, tradicional faca de sashimi, é muito popular entre chefs em começo de carreira, cozinheiros amadores e estudantes de escolas de culinária.

Outras novidades ? O Espaço Japão na Gift Fair também reúne taças de saquê e copos de uísque da marca Aderia, fabricados pela Ishizuka Glass, de Iwakura, província de Aichi, xícaras de chá e canecas da Ceramic AI, de Tajimi, província de Gifu, e caixas de presentes, embrulhos para presentes e adesivos de mensagens produzidos pela Heads, de Osaka. Entre outros destaques estão os bonecos (Kokeshi), gatos (Maneki Neko) e mini corujas da Kimura Ohshido, de Quioto, e os painéis de grama sintética e o tubo fosforecente da Sanko, de Osaka, além dos artigos de cozinha em plástico da The Skater, de Nara, que além do design moderno, são isentos de BPA (também conhecido como biofesnol A, um composto usado na produção de plásticos e resinas prejudicial à saúde do homem).

Website: https://www.jetro.go.jp/brazil