São Paulo. SP--(
DINO - 11 set, 2015) -
Desde os tempos mais remotos, o homem se reúne em torno do fogo e do alimento. Para os apreciadores de carne, esse ritual assume característica de festa, quando o assunto é churrasco. "Um bom churrasco começa 12 horas antes, com a escolha das carnes, temperos, bebidas, gelo, etc. Mas na hora o ideal é relaxar e curtir os momentos com os amigos, sem pressa", conta Fabio Ortega, sócio diretor da churrascaria Esteio Grill &Gourmet.
A escolha de um açougue de confiança, temperos, bebidas (seja a clássica cerveja ou a caipirinha, sempre geladas), utensílios (mais importantes: faca grande e média, garfo, afiador, avental, grelhas, espeto, pano de prato, pinça, tábua de carne de polietileno, a ANVISA proíbe as de madeira), quantidade de carne por número de pessoas (5 kg para 10 pessoas), iluminação e música são as dicas da casa para um churrasco bem sucedido.
Para acender a churrasqueira, nada de muita complicação. Importante escolher um carvão com peças grandes que darão sustentação à brasa. Utilizar um gel acendedor e a churrasqueira estará acesa e formando a brasa que a carne precisa para ser preparada. Se a churrasqueira não for muito pequena, concentre a brasa em uma parte, deixando um pedaço sem brasa, apenas para manter a carne aquecida.
"O grande segredo de um bom churrasco é a escolha da carne", aconselha Fábio. Mesmo um churrasqueiro expert, dificilmente conseguirá preparar uma boa carne se a matéria prima não for de qualidade. No entanto, um churrasqueiro mediano, consegue se sair bem se a carne for de qualidade. Uma das especialidades da churrascaria Esteio é o cordeiro. Essa peça exige um tempo de preparo maior e precisa ficar imersa nos temperos no mínimo 10 horas. Vinho, ervas, sal e pimenta são alguns dos ingredientes que combinam com esse tipo de carne. Ela também leva mais tempo de fogo. Algo em torno de 40 a 50 minutos.
Em relação às carnes de frango e porco, os temperos variam e podem ir do mais simples, apenas sal grosso, aos mais sofisticados como limão, laranja, gengibre ou até mesmo cerveja, que tende a amaciar a carne do frango, por exemplo. O cupim pode ser enrolado em celofane, antes de levar ao fogo, e temperado com louro e alecrim. O tempo de preparo é de aproximadamente 3 horas. Retirado o celofane, o ideal é mantê-lo aquecido na churrasqueira.
As "carnes de sangue" podem ser feitas tanto em peça quanto em bife (baby-beef). A diferença se apresenta no tempo de preparo e na atenção. Nos dois modos, as carnes devem estar próximas a brasa (em média de 15 cm a 20 cm). Isso é importante para "selar" a carne, as fibras da carne se aquecem rapidamente.
O ponto da carne varia ao gosto de cada um. Carnes com um pouco de líquido (sangue), saindo no momento de cortar, serão sempre mais macias e saborosas. Ter um pouco de sangue não significa estar crua e, sim, mais macia. Use sempre uma faca para trabalhar a carne enquanto crua, na sua preparação e outra para trabalhar a carne já assada. Ao cortar a carne, importante respeitar o sentido da fibra, o que ajuda a manter a maciez.
Sobre a Esteio
A Esteio Grill & Gourmet firmou, recentemente, parceria com a Microcervejaria Baden Baden e trouxe para o cardápio uma relação de cervejas especiais, como cervejas escuras e à base de trigo. Ao todo são 8 cervejas da produtora artesanal de Campos do Jordão e 5 cervejas Eisenbhn de Blumenau.
Uma equipe de 50 pessoas com ampla experiência, entre cozinheiros, garçons, nutricionista, entre outros, atua na casa e também no delivery que a Esteio oferece com opções que vão de carne a pizza. Ao todo a casa comporta 300 pessoas em um espaço de 2.000 metros quadrados. A decoração traz fotos antigas do bairro e uma adega aberta ao lado do bar que prepara drinks como caipirinhas, entre inúmeros outros.
Localizada no bairro do Ipiranga, entre a Avenida Tancredo Neves e o terminal Sacomã, a casa que funciona em sistema rodízio foi a primeira na cidade a incluir outras opções, além da carne, como massas e frutos do Mar. Novas atrações estão programadas ao longo do ano.
O ambiente casual prioriza a praticidade com buffet "self service" de saladas e guarnições, além do rodízio com diversas opções de carne, frango, queijos e lingüiças. O forte da casa é a carne de cordeiro, mas ela também é conhecida pela costela grelhada, Bife Ancho argentino e a tradicional lingüiça espanhola Morcilla (espécie de chouriço).
O estabelecimento conta ainda com uma área "kids" com brinquedos como pula-pula e brinquedão para entreter as crianças. A casa foi projetada para ter total acessibilidade e tem estacionamento gratuito com manobrista para 120 carros. Oferece ainda espaço para eventos e disponibiliza telão para empresas, sob reserva.
Serviço:
Churrascaria Esteio
Rua Francisco Peres, 250. Sacomã. Telefone: 5061-5581
Valor de segunda a sexta R$ 54,90 e nos finais de semana R$ 64,90.
Horário de funcionamento: segunda a sexta ? das 11h30 às 15h30 e 18h30 às 22h30. Sábado e Domingo ? das 11h30 às 23h30 / 300 lugares/ área kids/ acesso para deficientes/ estacionamento com manobrista gratuito/Cartões de crédito: todos/ Tíquetes: todos, menos TR.
Website:
http://www.churrascariaesteio.com.br