Releases 03/12/2014 - 14:05

IFES alarmada com acusações criminais contra líder de oposição venezuelana Maria Corina Machado


WASHINGTON, 3 de dezembro de 2014 /PRNewswire/ -- Abaixo, uma declaração de Bill Sweeney, presidente e CEO da Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), a respeito de uma ordem emitida pelo escritório do procurador-geral da Venezuela, forçando a líder de oposição local e ganhadora com o prêmio Charles T. Manatt de Democracia 2014, Maria Corina Machado, a comparecer perante os promotores em 3 de dezembro para responder às acusações relacionadas a um suposto complô para matar o presidente Nicolas Maduro:


A IFES está profundamente preocupada com a segurança de Machado, uma vez que ela enfrenta acusações infundadas de conspiração para assassinar o presidente Maduro. Nenhuma evidência foi divulgada contra Machado e ela é uma voz importante para a liberdade e democracia em seu país de nascimento, a Venezuela.


Estamos com Machado, que foi expulsa da Assembleia Nacional e tem sido alvo de inúmeras acusações infundadas pelo governo venezuelano desde seu apoio às manifestações pacíficas contra o regime de Maduro no início deste ano.


Machado foi perseguida e agredida fisicamente por autoridades em várias tentativas de suprimir os esforços da oposição para restaurar a democracia na Venezuela. Tivemos a honra de reconhecer sua valente determinação com um prêmio Charles T. Manatt de Democracia em outubro.


Já que ela não teve permissão para sair da Venezuela e receber o Prêmio de Democracia em pessoa, a nossa cerimônia especial destacou as observações do conselheiro da IFES e ex-presidente da Colômbia, Andres Pastrana, do filho de Machado, Henrique Sosa Machado, e uma mensagem em vídeo de Machado.


"Ela encarna por um lado a luta mais nobre pela liberdade, pela democracia, pela boa governança e, por outro, ela nos obriga a refletir sobre tudo o que ainda precisa ser feito para garantir que os ganhos democráticos não sejam corroídos pelo capricho de indivíduos que acreditam que não há limites para os seus malefícios", disse Pastrana em seus comentários vibrantes.


Além de Machado, a IFES concedeu o Prêmio de Democracia 2014 ao senador Jerry Moran (R-Kan.) e ao congressista Steny Hoyer (D-Md.). O representante Hoyer acrescentou uma declaração ao Congressional Record em julho sobre Machado e sua luta pela democracia na Venezuela.


O prêmio Charles T. Manatt de Democracia reconhece o trabalho excepcional de pessoas que demonstram um compromisso inabalável com a liberdade e democracia. A IFES concede o prêmio àqueles que encarnam o caráter e o espírito do falecido embaixador dos EUA e presidente do Conselho de Administração da IFES Charles T. Manatt.


Os Prêmios de Democracia são concedidos todos os anos a três pessoas: um republicano, um democrata e um membro da comunidade internacional, que trabalham incansavelmente para construir organizações e fortalecer redes de profissionais que compartilham uma dedicação comum à liberdade e democracia.


Os ganhadores são selecionados pelo Conselho de Administração da IFES, com base em critérios como a dedicação sustentada; impacto no campo da democracia; alinhamento com a missão da IFES; diversidade e inclusão; influência sobre a mudança social; e foco na próxima geração de líderes.


Ganhadores anteriores do prêmio Charles T. Manatt para a Democracia:


2014


Maria Corina Machado, VenezuelaHon. Jerry Moran (R-Kan.)Hon. Steny Hoyer (D-Md.)


2013Dr. Leonardo Valdés Zurita, MéxicoHon. Richard J. Durbin (D-Ill.)Hon. Kay Granger (R-Tex.)


2012Maimuna Mwidau, QuêniaHon. David Dreier (R-Calif.)Hon. Nita Lowey (D-N.Y.)


2011Juiz Johann Kriegler, África do SulHon. Patrick Leahy (D-Vt.)Hon. Ileana Ros-Lehtinen (R-Fla.)


2010Ziad Baroud, LíbanoHon. M. Peter McPherson, USAIDHon. David Obey (D-Wis.)


Ganhadores, 1996-2007Hon. Lee H. Hamilton H.E. José Miguel Insulza, Chile, OASHon. James Inhofe (R-Okla.)Hon. Tom Lantos (D-Calif.)Hon. Richard G. Lugar (R-Ind.)Rev. Mons. Agripino Núñez Collado, República DominicanaH.E. Ronald ReaganRichard Soudriette


Como líder global na promoção da democracia, a IFES promove a boa governança e os direitos democráticos ao oferecer assistência técnica a autoridades eleitorais, ao preparar os sub-representados para participar do processo político, e ao aplicar pesquisas de campo para aperfeiçoar o ciclo eleitoral. Desde 1987, a IFES vem trabalhando com mais de 135 países, desde democracias em desenvolvimento às mais avançadas. Mais informações em http://www.IFES.org.


CONTATO: Daniela Colaiacovo, dcolaiacovo@ifes.org, +1 (202) 350-6802

To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/ifes-alarmada-com-acusacoes-criminais-contra-lider-de-oposicao-venezuelana-maria-corina-machado-300004217.html

FONTE International Foundation for Electoral Systems