Releases 07/03/2016 - 10:22

Fácil falar o difícil é fazer, conheça alguns efeitos para deixar sua fotografia com outra cara


(DINO - 07 mar, 2016) - Primeiro vamos falar de Efeito Bokeh

De onde veio esse termo?

Do outro lado do mundo, derivada da palavra boke que significa "flocoso" em japonês, e está em uso pelo menos na metade da década de 90 e o termo bokeh já aparece em livros de fotografia desde o ano 2000.

Bokeh é um termo utilizado para um desfoque que descola o primeiro plano do fundo que descreve as fontes de luz fora de foco em uma fotografia com uma iluminação específica. Lentes Fotográficas diferentes produzem um desfoque diferente dependendo da quantidade e formato das lâminas do diafragma.


Como funciona?
Este efeito é especificamente importante para lentes de grande abertura, lentes para fotografia macro , e longas teleobjetivas, pois estas são usualmente usadas com uma leve profundidade de campo.


Antes de tudo, procure encontrar um local que tenha várias fontes de luz diferentes ao fundo, ou se já tiver o interesse de usar esse efeito já ande com algo para gerar luz de preferência de cores diferentes, luzes de árvores-de-natal são uma boa ideia para praticar o efeito, todo tipo de pontos de luz, são bem-vindas até luzes de postes de rua e semáforos também funcionam muito bem, causando uma série de efeitos. Com um fundo de plano já escolhido, mude uma configuração da sua câmera digital com uma maior abertura possível, na foto abaixo de um casal utilizou-se uma Lente 50mm aberta em f/1.8. Quanto menor a "f stop", mais desfocado o fundo vai ficar. O fotografo borrifou água na lente para dar um efeito sobre o efeito e aumentar a distância entre a modelo e o fundo também aumenta o desfoque e consequentemente temos o bokeh.

Efeito que causa um grande efeito.

Longa exposição
Esse efeito é resultado de uma técnica simples, mas cheia de segredos nos quais se não tiver controle foge do contexto. A princípio não é difícil fazer esse tipo de efeito numa foto: é só colocar a câmera no tripé e usar exposições longas (que podem ter de 1 segundo a vários minutos aí vai depender da imaginação). Mais aí não se torna tão simples assim. Parece simples, mas quando comecei a utilizar esse efeito percebi alguns pequenos empecilhos. O que fazer?


Cadê meu tripé !
É praticamente impossível fazer longuíssimas exposições sem tripé para câmera fotográfica, apenas sendo um tripé profissional bem entendido do assunto, mas algumas vezes dá para dar um jeitinho não é. Tripé é assim: quando você fica com aquela preguiça de carregá-lo, mas é exatamente quando vai aparecer uma oportunidade para usar e vai precisar mesmo. O que eu faço? Nesse caso faça exatamente o seguinte: primeiro faça um apoio a câmera em um lugar sólido e firme cadeira, banco o que der para utilizar. Quando falta algo assim no local você pode simplesmente sentar no chão e usar o joelho como apoio, não é a melhor das posições mas pode te salvar. Na hora de clicar prenda a respiração e aperte o disparador sem soltá-lo até o fim da foto. Tudo bem não é sempre que funciona?mas vai depender de você a forma como tudo ocorrerá.


E quando tiver luz de mais?
Para conseguir essas fotos você precisa diminuir o ISO e fechar o diafragma ao máximo. Assim é possível compensar essa falta de luz com o tempo de exposição bem longo. Pode ser fácil de fazer à noite, por exemplo, mas é mais complicado quando existe muita luz (como durante o dia ou mesmo no amanhecer ou entardecer.)

Algumas vezes, mesmo deixando a Sensibilidade ISO baixa e o diafragma bem fechado, às vezes ainda tem luz demais. Aí o tempo de exposição fica curto e longo o suficiente para não conseguir o efeito bonito que procuramos.

Uma solução ideal para situações desse gênero é comprar um filtro de densidade neutra (ND). Tudo que este filtro para lente faz é deixar que passe menos luz para a câmera, proporcionando que você use exposições mais longas sem modificar a foto, conseguindo um efeito único.

Se você ainda não possui um filtro ND ainda te sobram duas opções: usar outros filtros que também comem alguns f/stops (como o filtro polarizador) ou fotografar em RAW super expondo a foto para arrumar depois na pós. É trapaça, mas o negativo digital consegue manter muitas informações em luzes estouradas então pode ser uma alternativa para quando não temos outra escapatória!

Website: http://www.emania.com.br/