Releases 15/03/2016 - 16:10

Unigranrio promove aula inaugural sobre curso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica


Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro--(DINO - 14 mar, 2016) - O momento é propício para esse programa ser desenvolvido, porque, em 2015, a Associação Médica Brasileira (AMB) reconheceu a cirurgia bariátrica como área de atuação. O Brasil sofre de crescente epidemia de sobrepeso. A situação está cada vez mais preocupante: mais da metade da população do país enfrenta esse problema, sendo que boa parte dela desconhece essa condição.

Marcos Dantas, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), informa que esse é o primeiro curso oferecido no Estado do Rio de Janeiro, nessa área".

Segundo o professor Marcos Dantas, coordenador desse curso e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), "esse é o primeiro curso oferecido no Estado do Rio de Janeiro, nessa área. Durante este período de qualificação, os médicos conhecerão o problema da obesidade no Brasil e no mundo, a indicação de tratamento cirúrgico, bem como as técnicas cirúrgicas disponíveis. Além disso, as aulas capacitarão o médico a preparar o paciente para cirurgia, bem como acompanhá-lo no pós-operatório".

Cirurgia de redução de estômago. reduz em 35% o risco de morte prematura e, ainda, melhora em 89% a expectativa de vida do paciente.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) ampliou, recentemente, os critérios para a autorização da cirurgia de redução de estômago. Com base em estudos clínicos da Agência do Governo dos Estados Unidos de Investigação de Saúde e Qualidade de Vida, esse tipo de cirurgia reduz em 35% o risco de morte prematura e, ainda, melhora em 89% a expectativa de vida do paciente. Há outros benefícios, tal como a melhora ou controle de até 30 doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono.

http://www.unigranrio.br/Paginas/unigranrio-promove-aula-inaugural-sobre-curso-de-cirurgia-bariatrica-e-metabolica.aspx