Releases 15/04/2016 - 16:06

Sal Rosa do Himalaia, apesar da crescente popularidade, pode não ser a melhor escolha para a saúde


Porto Alegre, RS.--(DINO - 15 abr, 2016) - Com uma aparência diferente, preço alto e promessas de benefícios à saúde como controle de pressão arterial, o Sal Rosa do Himalaia tem crescido em popularidade. Um pouco de sua fama se deve ao fato de afirmarem que esse sal possui até 84 minerais em sua composição. No entanto, ele pode não ser tão saudável assim.

Aline de Andrade, nutricionista em Porto Alegre e mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, explica que exatamente como o Sal Rosa do Himalaia , os principais elementos que compõem o sal marinho não refinado, além de cloreto de sódio são: cálcio, potássio, magnésio, brometo, zinco e ferro. Assim sendo, o resto dos elementos viriam em quantidades tão pequenas que são considerados elementos secundários, como em quantidades de 0,0001% ou menos em volume.

Segundo Aline, não devemos considerar a ingestão desse sal como uma forma de incluir minerais e nutrientes na dieta.
A nutricionista ainda explica que não há evidências publicadas que comprovem vantagens na saúde com a substituição do sal comum pelo sal rosa. Há ainda quem diga o contrário, que diversos desses "84 elementos" podem ser tóxicos.

"Todos os tipos de sal são o mesmo produto, que é o cloreto de sódio, as quantidades de outros minerais (traços) são mínimas e variam de um para o outro. A finalidade também é a mesma, salgar. Minha dica: Quer usar um sal não refinado? Use o sal marinho na quantidade adequada, sem excesso.", explica Aline.

Já o preço entre o sal marinho e o sal rosa é bastante grande. Abaixo uma média dos preços nas grandes redes de supermercado:

Preço do Sal Marinho, 1 kg: R$ 4,49
Preço do Sal Rosa do Himalaia 1 kg: R$49,49

"O Sal Rosa do Himalaia pode ser mais bonito, o pessoal da TV pode gostar e a alegação que esse sal contém traços de 84 minerais pode até ser verdade. Enquanto isso, melhor poupar o dinheiro e de quebra evitar possíveis minerais indesejáveis na dieta. Mas se mesmo assim você deseja consumir, então meu conselho é que seja na finalização de pratos.", finaliza a nutricionista.
Website: http://www.alinedeandrade.com.br/