Releases 04/12/2015 - 16:52

HNA Group compra Azul e passa a controlar 23% da companhia, reporta Marcio Alaor


(DINO - 04 dez, 2015) - Em meio à crise econômica enfrentada pelas companhias aéreas brasileiras, a Azul Linhas Áreas busca saídas para manter a sua viabilidade operacional. A estratégia da companhia é internacionalizar suas operações e assim obter o máximo de capilaridade. O executivo do Banco BMG Marcio Alaor lembra que em junho deste ano o consórcio liderado por David Leeleman, fundador e CEO da Azul, comprou uma fatia de 61% da companhia aérea portuguesa TAP-Portugal, assumindo assim o seu controle. No mesmo mês, a United Airlines, dos Estados Unidos, adquiriu 5% da empresa aérea brasileira por 100 milhões de dólares.

Em novembro o conglomerado chinês HNA Group pagou o montante de 450 milhões de dólares por 23,7% das ações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, obtendo desta forma o direito de possuir uma cadeira no conselho administrativo da companhia. Após o anúncio do negócio entre chineses e brasileiros, o valor de mercado da Azul foi estimado em 7 bilhões de reais. Segundo a própria companhia brasileira, este valor é suficiente para torna-la a empresa mais valiosa do setor aéreo nacional.

Marcio Alaor, do Banco BMG, enfatiza que este acordo deve possibilitar a penetração da Azul Linhas Aéreas no mercado asiático de aviação, seja por meio de contratos de interline ou através de voos compartilhados. Uma expansão do programa de milhas aéreas também é esperada após a concretização do negócio, que une duas grandes companhias aéreas em dois dos mercados mais promissores da aviação mundial: o brasileiro e o asiático.

Durante as negociações de compra de parte das ações da Azul Linhas Aéreas, o HNA Group contou com a assessoria do UBS Investiment Bank e da Bravia Capital, enquanto a Azul teve assessoramento da empresa britânica Seabury, conta Marcio Alaor do Banco BMG.

O HNA Grup iniciou suas atividades há pouco mais de vinte anos, como uma pequena empresa aérea chinesa. Hoje o grupo se transformou num enorme conglomerado que mantém investimentos em diversas áreas e conta com 110 mil empregados. O HNA Grup possui bancos, supermercados, agências de turismo e participações em redes hoteleiras. Porém, a aviação é responsável por maior parte do faturamento da holding chinesa que opera neste setor através da HNA Aviation, cita o executivo Marcio Alaor do Banco BMG.

Entre as companhias aéreas controladas pelo HNA Group estão a Hainan Airlines, Africa World Airlines, Tianjin Airlines entre outas. Sendo que a Hainan Airlines é a mais importante empresa aéra chinesa. No total o grupo chinês possui uma frota de 561 aeronaves que operam voos na China e no exterior. Marcio Alaor, do Banco BMG, ainda lembra que o HNA Group é o principal cliente da Embraer em toda a Ásia.

Segundo comunicado da Azul Linhas Aéreas, feito após o anúncio da compra de parte de suas ações pelo HNA Group, o investimento do grupo chinês será de grande importância para a manutenção do fortalecimento do caixa da empresa, renovação de frota da companhia e melhoria de todos os produtos e serviços oferecidos aos clientes da Azul, além de ajudar na amortização de dívidas da companhia.
Website: http://marcioalaorbmg.com/