Atibaia-SP--(
DINO - 02 set, 2016) - No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou que todas as embalagens de comida e bebida devem expor informações para que o consumidor encontre substâncias que podem causar qualquer tipo de alergia.
No Brasil, crianças com até 6 anos de idade, estima-se que de 6% a 8% tenham qualquer tipo de alergia. Para evitar os sintomas, o consumo de alguns produtos eram proibidos por não saber qual a composição doa alimentos.
Segundo Paulo Roberto Fragoso, empresário da
Nelymac e especialista em embalagens, "hoje em dia, os pacientes acometidos com alergias enfrentam uma grande dificuldade em entender as especificações presentes nas embalagens, o que dificulta saber quais deles podem causar alergias. Estas novas exigências irão ajudar o consumidor a ter uma alimentação mais saudável e segura".
Todos os avisos ainda deverão estar em destaque, todas as informações estarão em caixa alta, negrito e com a cor diferente do rótulo, inclusive, a fonte não deve ser menor que a dos ingredientes.
Segundo o manual de rotulagem de alimentos alergênicos da Anvisa, diz que cerca de 170 milhões de alimentos são causadores de sintomas alérgicos, principalmente produtos como trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); ovos; crustáceos; amêndoa; peixes; amendoim; soja; castanha de caju; leite de todos os mamíferos; avelã; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural devem conter informações claras e legíveis, geralmente embaladas por meio de
seladoras quando em grandes quantidades.
Além desta regulamentação da Anvisa, especialistas dizem que é de extrema importância que as UBSs também possam disponibilizar nutricionistas para que os pacientes, desta forma, os consumidores poderão entender como ler os rótulos e entender o que estão comprando e também promovendo uma mais saudável.
A nova demanda é reconhecida como legítima pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, ou ABIA,principalmente para que os consumidores observarem com informações claras.
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