São Carlos, SP--(
DINO - 30 out, 2015) - O Natal, melhor época comercial do ano para muita gente, está chegando - e se você é empresário e se deu conta disso só agora, já está atrasado. É o que afirma Carol Maglio, coordenadora do setor de mídias sociais da Agência Roadie: "Em termos de publicidade, quem pensa e planeja primeiro sai na frente e se torna referência. Aos outros, resta copiar o pioneiro", conclui.
Trabalhando como social media e community manager desde 2009, ela compilou 5 dicas para quem quer impulsionar as vendas neste fim de ano com a ajuda das redes sociais. De acordo com a especialista, o ambiente virtual é um dos meios mais eficientes para alcançar o seu público-alvo, já que permite uma segmentação mais precisa do que a publicidade offline, além de ser um dos meios mais próximos do cliente final.
Confira as dicas para potencializar a presença online do seu negócio:
1. Conheça melhor o seu público:
Se você já utiliza as redes sociais durante o ano todo, tire um tempo para analisar qual é o perfil do seu seguidor. O Facebook, por exemplo, oferece a todos os administradores de páginas o recurso Insights / Publicações. Com ele, você pode ter o perfil demográfico predominante dos seus seguidores. "Este recurso pode te ajudar a perceber, por exemplo, que existe potencial de consumo numa faixa etária diferente da qual a que você sempre se dirige", diz Carol, "Ou mesmo que há um número considerável de consumidores de cidades vizinhas interessados no seu produto. Você pode pensar em alguma ação diretamente para estes novos públicos, fidelizando mais uma base de vendas". No caso do Facebook, há ainda mais uma possibilidade dentro deste mesmo recurso, descobrir os dias e horários em que sua audiência costuma estar conectada. "Não adianta chegar todo dia de manhã e colocar o seu post, se a maioria do seu público acessa mais à noite. Você estará perdendo tempo e vendas.", conclui.
2. Crie estratégias novas
Se o ano todo você postou nas redes sociais, pense em algo diferente para o fim de ano. "Todo mundo muda de hábitos nesse período, então não se acomode com aquela publicidade do dia-a-dia", sugere a especialista. "Se você mesmo costuma criar seus posts, busque a ajuda de uma agência, por exemplo, para criar pacote de peças visuais mais profissionais. O público vai perceber essa diferenciação e olhar para sua propaganda com mais atenção", afirma. Outra dica é a personalização do perfil e das artes. "O simples fato de colocar um gorro de Papai Noel sobre o seu logo já demonstra o seu envolvimento com a data e as pessoas gostam disso. E isso vale para todas as outras épocas do ano: do carnaval ao dia das crianças".
3. Invista no visual
Fotos e vídeos são os recursos que mais se destacam nas redes sociais. "Além de ocuparem mais espaço na timeline, elas realmente conseguem falar mais do que mil palavras", afirma Carol. A especialista aponta ainda para a importância da qualidade: quanto mais profissional, melhor. "Se o ano todo você, dono de loja de roupas, postou fotos dos seus produtos feitas com o celular mesmo, considere produzir fotos profissionais, em estúdio ou locação, com modelos e fotógrafo.", sugere Carol. Importante também é se atentar às particularidades de cada rede social. "No Instagram, fotos no formato Retrato ocupam mais espaço do que as tradicionais quadradas. Já as de formato Paisagem ocupam menos espaço e são mais difíceis de impactar. Gifs têm funcionado bem no Twitter, chamando mais atenção ", conta a especialista. "No Facebook, o alcance de vídeos é incrível! Temos percebido que vídeo quase sempre tem no mínimo o dobro de visualizações do que uma foto". Carol aponta ainda para a necessidade de manter os textos curtos e objetivos, sempre com uma 'chamada para ação' como o famoso 'compre agora'.
4. A palavra-chave é relacionamento
Com a mídia tradicional, muitas vezes, o público não podia interagir. Com as mídias sociais, é totalmente diferente. O público comenta e compartilha e você deve incentivar essa interação. "É importante ouvir o consumidor, respondê-lo, conversar com ele. Um seguidor que se sente ignorado também vai te ignorar em um certo ponto", acredita Carol. Mesmo com a correria do fim de ano, reserve um tempo diário para responder aos comentários de suas redes e, no caso de críticas ou reclamações, seja o mais transparente e sereno possível. Se você não tiver esse tempo, considere contratar alguém temporário designado para esta função.
5. Crie promoções exclusivas e uma contagem regressiva
Uma boa forma de fazer o seu seguidor se sentir especial é oferecer descontos exclusivos nas redes sociais. "Você pode agregar uma boa base de clientes no Snapchat avisando que lá você distribuirá descontos, aproveitando o caráter de curto prazo desta rede", sugere Carol. "Já vi casos famosos de restaurantes que oferecem sobremesa grátis a quem mostra ao garçom que é fã nas redes sociais. Outro exemplo é o da loja virtual que publica nas redes sociais um link diferenciado, com desconto ou frete grátis. Só quem acessa por ali ganha este mimo", conclui. Outra sugestão de Carol é aproveitar o clima do final de ano para uma contagem regressiva: "Avise ao seu cliente que fará uma promoção por dia até o Natal. Com certeza, o indivíduo visitará o seu perfil social diariamente para descobrir as novidades".
Carol Maglio é produtora audiovisual, apresentadora de TV, blogueira do Pãozim de Queijo e trabalha com redes sociais desde 2009, quando co-fundou a Agência Roadie onde é CCO. Atua também como community manager do Canal History Brasil, que é um dos 30 maiores perfis de entretenimento da internet brasileira.
Website:
http://www.agenciaroadie.com.br