(
DINO - 22 nov, 2016) - De acordo com a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2017, realizada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, cerca de 91,3% das agências brasileiras já oferecem serviços de Marketing Digital, porém, apenas 67,9% adotam essa estratégia para si.
A disparidade entre essas duas taxas pode estar relacionada pelo fato do principal canal de aquisição usado por grande parte das agências ainda ser as indicações, seja de clientes (73,3%) ou de parceiros (58,4%). O ponto negativo desse tipo de aquisição é que ela não oferece previsibilidade e pode limitar o crescimento ao tornar a agência dependente dos clientes atuais para sobreviver.
Um reflexo dessa dependência pode ser observado em outras questões analisadas pela pesquisa, como a não adoção de um modelo de vendas por 47,7% das agências participantes. Esse número reforça a falta de atitude das agências que desejam crescer, mas não colocam em prática uma estratégia para auxiliá-las.
"Em contrapartida, nos deparamos com 46,4% das agências utilizando blog, site e mídias sociais para adquirir novas contas. Essas são apenas algumas das ações que conseguem gerar 2,3 vezes mais visitas e 2,2 vezes mais leads. Esses resultados tão positivos explicam o aumento de quase 7% na adoção da estratégia Marketing Digital para a própria agência, quando comparamos a pesquisa desse ano com a do ano anterior", como destaca Letícia Fonseca, Analista de Marketing da Rock Content e uma das responsáveis pela análise dos dados.
Um outro ponto de destaque do levantamento de 2016 é o fato de 84% das agências que investem em Marketing Digital adotarem Marketing de Conteúdo para si mesmas e o principal KPI acompanhado ser o referente ao tráfego orgânico (61,2%). Não é por acaso que essa métrica é a escolhida pela maiorias das participantes da pesquisa, visto que um número expressivo investe em estratégias de Marketing de Conteúdo.
A 2ª edição da Panorama foi realizada entre agosto e setembro de 2016 teve a participação de 1222 profissionais de agências de todo o país. O relatório completo pode ser acessado no hotsite da pesquisa e traz as principais tendências e insights desse mercado que ainda há muito o que se explorar.
Sobre a pesquisa:
Site da pesquisa:
http://pesquisas.rockcontent.com/agencias-digitais/Relatório completo de 49 páginas
A pesquisa "Panorama das Agências Digitais 2017" está em sua segunda edição. Com ela, procuramos conhecer as principais tendências do setor, entender os desafios enfrentados e resultados obtidos, para traçarmos um cenário de oportunidades para o próximo ano.
Sobre a Rock Content
Fundada em 2013, a Rock Content é uma empresa especializada em Marketing de Conteúdo, focada em ajudar empresas a colocarem em prática suas estratégias de marketing digital. Tendo a e.Bricks e a Digital News Ventures como investidores, a startup tem direcionado seus esforços na ampliação da operação, aceleração do crescimento, estabelecimento de relações estratégicas e desenvolvimento de novas linhas de negócios. Com quase quatro anos de operação, a Rock Content atende mais de 800 clientes e conta com 200 funcionários em sua sede, em Belo Horizonte.
Sobre a Resultados Digitais
A Resultados Digitais é a empresa responsável pelo RD Station, plataforma de automação de marketing, pioneira no Brasil e que permite o gerenciamento de ações ligadas a e-mail marketing, mídias sociais, lead scoring e muito mais. Ao longo de 5 anos, construíram uma carteira com mais de 6000 clientes de diversos segmentos. Essa experiência de proximidade com o mercado dá diariamente à empresa os inputs necessários para construir uma solução adaptada às necessidades do empresário e profissional de marketing brasileiro, não apenas no que diz respeito ao software, mas a todas as consultorias oferecidas, eventos e conteúdos exclusivos.
Website:
http://pesquisas.rockcontent.com/agencias-digitais/