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DINO - 17 ago, 2015) - O mercado de distribuição sofreu uma queda de quatro pontos percentuais ano passado, de acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de TI (Abradisti). Em tempos de recessão, são os diferenciais que fidelizam clientes, e isso também vale para distribuidoras. Confira 3 dicas de ouro que aprimoram os serviços prestados e auxiliam na sobrevivência em meio à turbulência:
Capacitação dos profissionais
Investir em suporte técnico facilita a aproximação e mostra que a empresa busca alternativas para melhorar seu desempenho. Apostar na capacitação dos parceiros com eventos, workshops, cursos e treinamentos (presenciais ou à distância) focados no desenvolvimento técnico e comercial é essencial para atender bem e continuamente as necessidades dos clientes finais.
Atendimento de excelência
Os atendimentos telefônico, digital e presencial também são primordiais para oferecer uma boa experiência ao consumidor. Contar com ferramentas, internas ou externas, que exibem aos vendedores o histórico do cliente faz com que ele seja atendido na hora certa e com o produto/serviço que precisa. Muitas revendas, por exemplo, não têm um controle estatístico, e só quando se deparam com uma estrutura de atendimento é que percebem alguma necessidade antes ignorada ? seja em produtos ou serviços.
Soluções integradas
A tecnologia existe para facilitar o dia a dia, e ter com um
sistema inteligente que compila e analisa informações cadastradas dos clientes (como seu histórico de compras, produtos mais procuradas, assiduidade de pagamentos, entre outros dados) ajuda nas decisões estratégicas que a companhia precisa tomar. O mantra é: informação = solução. A integração também permite reparos mais rápidos e eficientes em equipamento, já que utiliza a infraestrutura da prestadora de serviço. Isso torna os custos de TI mais previsíveis e planejáveis, fazendo com que a empresa distibua melhor os investimentos.
*Rafael Reis é sócio e gerente de TI de Reis Office (
www.reisoffice.com.br), empresa líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, além de outsourcing de impressão.