(
DINO - 14 set, 2015) - Um novo curso gratuito e a distância do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Goiás, ensina produtores e profissionais do setor agrícola como alcançar maior produtividade e retorno financeiro usando a tecnologia de forma correta na hora de semear. O curso Agricultura de Precisão na Semeadura, já está com as matrículas abertas no portal
http://ead.senargo.org.br/ e as aulas da primeira turma começam em outubro.
Todo agricultor sabe que uma semeadura bem feita é decisiva para o rendimento da lavoura e que essa é também uma das tarefas mais complicadas entre as operações agrícolas mecanizadas. Por isso, é fundamental que produtores e operadores de máquinas conheçam bem os mecanismos das semeadoras-adubadoras de precisão, saibam regular os dosadores, configurar corretamente o monitor de plantio e controlar cuidadosamente toda a operação. No curso do EaD Senar Goiás o participante vai conhecer e aprender como tirar o máximo de proveito das ferramentas da agricultura de precisão disponíveis para a semeadura.
Utilizando, por exemplo, o mapa de variabilidade encontrado no monitor de plantio, o agricultor tem uma radiografia do solo e pode comandar e alterar a densidade das sementes de acordo com o potencial produtivo de cada parte do terreno. Já com a barra de luzes e o piloto automático, o operador do trator define melhor a distância entre passadas e o alinhamento do plantio. O resultado será uma colheita mais farta e maior sustentabilidade, já que o impacto sobre o meio ambiente é menor, quando se conhece e respeita as características do solo.
Com 17 horas-aula, o curso está organizado em cinco módulos: Semeadura a taxa variável; Barra de Luzes; Mecanismos distribuidores de sementes e fertilizantes; Tipos de sensores utilizados nas semeadoras-adubadoras e Monitoramento da deposição de sementes e fertilizantes. Qualquer pessoa com idade acima de 15 anos pode se inscrever, mas para quem ainda não tem nenhum conhecimento na área, é aconselhável que faça antes dois outros cursos do Programa Agricultura de Precisão também oferecidos gratuitamente no portal: Introdução à Agricultura de Precisão; Sistemas de Orientação por Satélite.
Mais informações: 0800 642 0212 /
http://ead.senargo.org.br/