Releases 30/04/2015 - 17:56

Os Novos horizontes da Construção Civil.


Campinas - SP--(DINO - 30 abr, 2015) - A expansão dos negócios para o MERCOSUL pode ser uma das saídas da indústria da construção civil brasileira frente ao mercado que anda estagnado. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a estimativa para 2015 é de crescimento de 0,5%. Em contrapartida, o comércio entre os países do MERCOSUL revela um cenário um pouco mais atrativo. Considerado o maior destino de Investimento Estrangeiro Direto (IED) na América do Sul, o MERCOSUL movimentou cerca de US$59,3 bilhões em 2013. No ano passado, o Brasil registrou um superávit de US$6 bilhões no comércio com os países do bloco.
Com um cenário um pouco mais aquecido a exportação para os países vizinhos é uma das opções para sobreviver ao período econômico atual se tornando uma ótima oportunidade para empresas nacionais. Situada no interior de São Paulo, a Cimentolit é uma das empresas que escolheram expandir os negócios adentrando no mercado sul americano. Contando com capital 100% nacional, a empresa possui uma unidade estratégica na cidade de Apucarana, Paraná, que atende a região e atua na distribuição de produtos para o Paraguai.
"O segmento da construção civil no Paraguai é ainda um mercado em desenvolvimento que tem um cenário semelhante ao brasileiro de cerca de 10 anos atrás, mas que passou a requerer mais atenção após o Boom imobiliário em 2010, que trouxe vários condomínios de alto padrão para o país e a necessidade de produtos e mão de obra qualificada", conta o diretor comercial da Cimentolit Bruno Badan.
De fato o Boom Imobiliário Paraguaio trouxe um grande desenvolvimento e muitas oportunidades para o mercado da construção no país. Um levantamento realizado pela Cepal, The Global Cement Report, Indec (Argentina), INE (Uruguai) e da Braspar mostrou que na época a indústria do cimento registrou um crescimento de 1.258%, vendendo mais de 1 milhão de toneladas do produto.
Com uma base econômica sustentada pela exportação de carne e soja para o mercado internacional e pela reexportação de produtos vindo da Ásia para o Brasil, o mercado do Paraguai vem registrando um crescimento econômico muito superior aos países vizinhos. Em 2013, o país registou um crescimento de 14%, com uma taxa de desemprego de 8,1% e uma inflação de 2,7%.
"Nosso plano de expansão começou em 2013. Após uma análise do mercado identificamos diversas vantagens da operação em solo paraguaio como a baixa carga tributária, a menor da América do Sul, custo de produção 45% mais baixo do que aqui, população jovem e ativa e o crescimento econômico no país. Atualmente estamos consolidados e somos uma das três maiores fornecedoras de argamassas e rejuntes do país" comenta Bruno Badan.
Atualmente o carro chefe da marca no Paraguai são as argamassas ACI, mas a empresa pretende aumentar o mix de produtos especiais nos próximos anos, oferecendo produtos específicos para assentamento de porcelanatos e sobreposição de pisos. Informações sobre os produtos da marca através do site www.cimentolit.com.br ou pelo Facebook.com/Cimentolit.

Website: http://www.cimentolit.com.br