Releases 21/12/2015 - 11:13

Em ano de crise, setor de marketing promocional cresce no País


São Paulo, SP--(DINO - 21 dez, 2015) - São Paulo, 21 de dezembro de 2015 - A previsão dos economistas do mercado financeiro, de acordo com o Boletim Focus, informativo do Banco Central, é que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche 2015 em 10,44% e o Produto Interno Bruto (PIB) registre queda de 3,5%. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 ? quando houve retração de 4,35%. Entretanto, apesar do cenário negativo apresentado pela economia como um todo, existem setores que estão demostrando aquecimento nesse período. Dentre eles um segmento de grande empregabilidade, o chamado Marketing Promocional Sazonal.

Segundo estudo realizado Associação de Marketing Promocional (Ampro), as incertezas do cenário econômico atual têm provocado mudanças nos investimentos de comunicação. A pesquisa "O Mercado de Live Marketing em Números" revela uma migração da verba de publicidade para outras áreas de comunicação. A pesquisa aponta que 88% do mercado investe em promoções, 77% em ativações, 83% em incentivo, 92% em eventos e 77% em trade marketing. Tais números comprovam que as campanhas promocionais ? incluindo aquelas com ofertas de brindes corporativos ? estão sendo priorizadas.

Essa preferência pela promoção, em detrimento de outras opções de divulgação da marca, pode ser explicada pela urgência em proporcionar jornadas de compra mais gratificantes aos consumidores. Trata-se de uma alternativa inteligente para valorizar ainda mais a experiência de adquirir um produto e/ou serviço, demonstrando ao cliente que a empresa agradece pela escolha e deseja continuar participando do seu cotidiano com um brinde elegante, prático e funcional. Outro motivo que influencia na escolha pela promoção é a sua capacidade de "eternização" da imagem da marca na memória do público. Os brindes utilizados no escritório, nos momentos de lazer, no carro ou em pausas da rotina servem como referência para indicações entre amigos e familiares, impulsionando a famosa propaganda boca a boca.

Tecnologia
No segmento de Marketing Promocional Sazonal, a startup paulista BeC Inteligência avançou em praticamente 80% do mercado brasileiro após criar a plataforma tecnológica Promo Marketing Report, que oferece solução as grandes marcas que conseguem monitorar de forma rápida e precisa as informações em tempo real. "A promotora, no ponto de venda, pode reportar toda atividade relevante e emergencial em tempo real. Desta forma o cliente/marca ganha em agilidade para seus planos de ações, ou seja, investimento certeiro", afirma o diretor de tecnologia da BeC Inteligência Vinicius Costa, destacando que, em momentos de crise, a automatização de processos e o uso da geolocalização ajudam as organizações a reduzirem seus custos de forma significativa.

A empresa, por meio da plataforma, se tornou líder nacional do mercado de inteligência em marketing promocional sazonal e apresentou crescimento significativo de 25%, entre 2014 e 2015. Além disso, representa cerca de 15% do mercado nacional por meio do monitoramento de repositores e abastecedores. "Com isso conseguimos informações importantes para as marcas, como avaliação do preço, share, ruptura e análise de marcas concorrentes, para passarmos em tempo real aos clientes", conclui Vinicius Costa.

Startup
Há seis anos no mercado, a BeC Inteligência, solutions for live marketing, é um startup especializada em soluções em marketing promocional e soluções em monitoramento. Por meio da tecnologia desenvolvida Promo Marketing Report atende grandes marcas como Unilever, Nestlé, Brother, Diageo, Vigor, JBS, JTI, Serra Dourada entre outras empresas. Além de prestar serviços para grandes agências referências no segmento, como a Bullet, Be More, Eba Agência, Full Promo, Paniz, PEPV, Marketing House entre outras.

Após conquistar o mercado nacional, a ferramenta já está prestes a ganhar a América Latina. A empresa é focada no gerenciamento de informações de ações/campanhas de Marketing Promocional, Trade Marketing, Field Marketing, Merchandising e PDV (Ponto de Venda).
Website: http://www.becinteligencia.com.br