São Paulo--(
DINO - 26 jul, 2018) - Quando ouvimos falar em dente do siso ou terceiro molar, logo nos vem à cabeça a ideia de uma dor insuportável. Mas afinal, porque esse dente incomoda tanto? Os terceiros molares (mais conhecidos como dentes do siso ou dentes do juízo) são os últimos dentes a se desenvolver no ser humano. Em sua maior parte cada pessoa tem quatro sisos, um em cada canto da boca.
Normalmente desenvolvem-se entre os 17 e os 20 anos. Devido ao menor desenvolvimento dos maxilares relacionados e a uma dieta contemporânea cada vez mais pastosa, os terceiros molares acabam não encontrando espaço na arcada dentária para crescerem normalmente, ocasionando um apinhamento dos demais dentes, por conta disso muitas vezes é recomendada a sua extração (retirada).
Segundo Dr. Brasil, Diretor Clínico da Odontomania, o dente é considerado desnecessário para o desenvolvimento humano. Os dentes do siso primeiro nascem em forma de dente de criança (de leite) logo após o período de certo tempo eles caem e nascem em forma de dentes permanentes. "Como ortodontista há 13 anos, sou da linha de pensamento que indica a extração dos terceiros molares, principalmente após o uso do aparelho ortodôntico, pois como não há espaço para eles erupcionarem (nascerem) eles entortam os demais dentes na arcada", contou o Doutor.
Durante a adolescência do sexo feminino,a extração do siso é mais frequente. Já no sexo masculino, a extração é mais frequente na idade adulta. Este fato ocorre pois, nos homens, a extração do siso acarreta muito mais dor do que nas mulheres. O dente do siso normalmente se manifesta antes e recomenda-se que quando o paciente sinta os primeiros sinais, procure imediatamente o dentista.
Website:
http://www.clinicaodontomania.com.br/