Releases 21/01/2016 - 10:47

O que é esta tal de nuvem e o que isso tem a ver com meu negócio? Tudo, se você quiser crescer!


São Paulo, SP--(DINO - 21 jan, 2016) - Certamente você já ouviu falar na nuvem. A nuvem é uma forma coloquial de falar da computação em nuvem (cloud computing), que nada mais é do que a utilização de soluções de computação (infraestrutura, sistemas, hardwares, etc.) via internet a partir dos serviços de um provedor especializado. O fornecedor detém os recursos computacionais em um um datacenter, que é chamado simbolicamente de "nuvem", e os entrega sob demanda, mediante um acordo ao estilo "assinatura".

Tipos de nuvem e a escalabilidade tecnológica que a sua empresa pode obter a partir delas:
Existem três tipos de nuvem: as públicas, que são compartilhadas por várias empresas, cada qual com seus dados protegidos por níveis de acesso; as privadas, que são aquelas construídas ou fornecidas apenas para uma empresa, para que ela atenda a todas as suas unidades de negócio (filiais, parceiros etc.); e as híbridas, que são a mescla das públicas e privadas.

A partir destes tipos de nuvem, uma infinidade de serviços é oferecida aos usuários. Ao invés de adquirir licenças de uso de um software para gestão empresarial (ERP), por exemplo, sua empresa pode adquiri-lo como um serviço (software as a service, ou SaaS). Da mesma forma, pode adquirir infraestrutura de TI (bancos de dados, sistemas operacionais, hardwares) como serviço (infrastructure as a service, ou IaaS) ? infra virtualizada ? e também plataformas de desenvolvimento de aplicações (plataform as a service, ou PaaS).

Em suma, ao invés de se preocupar com aspectos como capacidade de armazenamento e processamento montando uma infra de TI dentro da empresa, com a computação em nuvem tudo pode ser adquirido como um serviço.

Benefícios que a computação em nuvem oferece aos negócios:
De acordo com a consultoria IDC (http://www.idclatin.com/releases/news.aspx?id=1957), a computação em nuvem será uma das abordagens tecnológicas responsáveis por potencializar a transformação digital na América Latina em 2016. O mercado regional ? e o Brasil o país de maior representatividade ? deve direcionar cerca de 40% de seus investimentos em TI para os serviços baseados em nuvem, totalizando uma movimentação de cerca de 3,6 bilhões de dólares ao longo do ano.

Isso mostra, acredita a IDC, que o empresariado latino americano, apesar de enfrentar crise econômica, já percebe os benefícios de investir em tecnologia na nuvem. Você já sabe quais são estes benefícios? A seguir, veja os mais significativos:

1) A computação em nuvem reduz custos:
Adquirir soluções em nuvem libera a sua empresa de fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI. Você só paga pelos recursos computacionais que utilizar, tornando seus gastos mais previsíveis e controláveis.

2) Traz escalabilidade tecnológica:
Você trabalha para que seu negócio cresça. Logo, quando sua operação cresce você precisa investir em mais tecnologia. Ao invés de se preocupar com aquisição de licenças de uso de softwares ou de infra para aumentar a capacidade de armazenamento e segurança, você só precisa alterar o contrato feito com o provedor de nuvem. Ele se encarrega de fazer os ajustes e liberar mais capacidade tecnológica para o seu negócio. Tudo isso sem longos períodos de implantação, sem intervenção máquina a máquina. Sem que os usuários sejam incomodados no seu dia a dia de trabalho.

3) Oferece mais segurança da informação:
As ameaças aos dados corporativos são cada vez maiores. Por isso, as empresas precisam investir cada vez mais em antivírus, sistemas de monitoramento, pessoal especializado, etc.

Contratando soluções em cloud computing, esta preocupação fica por conta do provedor. Ele se encarrega de fazer com que os dados da sua empresa estejam sempre seguros e, para isso, tem ferramentas, mão de obra especializada e boas práticas testadas e aprovadas internacionalmente. Os usuários na sua empresa só precisam cuidar de suas chaves de acesso.

4) Dá mais mobilidade
Como as soluções são acessadas na web, pois estão alocadas numa infra virtualizada, é possível utilizar qualquer dispositivo (tablet, smartphone, notebook, desktop) e trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora. Um vendedor que vai a campo, por exemplo, pode imputar os dados de um pedido diretamente da sala de reunião do cliente. Isso agiliza muito os processos, impulsiona a colaboração (funcionários em diferentes lugares podem trabalhar no mesmo projeto) e proporciona novos paradigmas de produtividade, como trabalho em home office, por exemplo.



Para resumir, as infinitas possibilidades oferecidas pela computação em nuvem estão colocando as pequenas e médias empresas em igualdade tecnológica com os grandes conglomerados corporativos. Se antes somente uma grande empresa podia montar um e-commerce, por exemplo, agora isso está mais fácil, barato e seguro.

Portanto, a nuvem pode representar uma grande mudança na forma como a sua empresa explora a tecnologia a seu favor. Seu negócio está preparado para aproveitar os benefícios e oportunidades provenientes da computação em nuvem?

Conte com o planejamento estratégico para enxergar todas as oportunidades para sua empresa. Estas e outras dicas você confere no blog da Marketita, consultoria especializada em marketing estratégico para pequenas empresas, startups e micro empresários: www.marketita.com. Vale a pena conferir!


Website: http://www.marketita.com