(
DINO - 23 out, 2015) - Com a desaceleração da economia brasileira, o número de desempregados no país cresceu consideravelmente. De acordo com dados publicados na Revista Exame, em média, sete trabalhadores são demitidos por minuto no país. Sem oportunidades e com várias portas se fechando, como conseguir se manter animado e perseverante na busca por uma recolocação no mercado?
Para Sulivan França, master coach e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), entre as dificuldades das pessoas para encontrar uma nova ocupação pesa, justamente, a baixa autoestima. "Nessa fase de crise, infelizmente, muitas empresas estão demitindo para fechar as contas. Mas, para o profissional, ser mandado embora é sinônimo de incompetência", explica França. "Poucos demitidos compreendem esse cenário com facilidade. A maioria se culpa e se cobra desnecessariamente".
Reconhecido internacionalmente quando o assunto é comportamento humano, França afirma que algumas estratégias podem ajudar a reconquistar espaço no mercado de trabalho. "É importante manter a cabeça no lugar e compreender que deixar o emprego significa o encerramento de uma fase, não o fim da carreira. A hora é de definir objetivos e correr atrás do plano com metas bem estabelecidas. Quem trabalha networking, mantém currículo e se prepara com bons argumentos para a entrevista, sai na frente e pode garantir uma vaga. O segredo é não desistir", finaliza.
Website:
www.slacoaching.com.br