Releases 23/07/2018 - 14:47

Como o foco em experiência do usuário modificou o desenvolvimento de aplicativos


São Paulo, SP--(DINO - 23 jul, 2018) - Sites e aplicativos repletos de funcionalidades são conhecidos de longa data dos amantes de tecnologia, que acompanharam o desenvolvimento dos gadgets ao decorrer do tempo. O que não passa despercebido aos usuários mais antigos, no entanto, é o fato de que a usabilidade dos apps influenciou a própria forma como eles se estruturam e se apresentam, já que a popularização dos dispositivos digitais requer modelos mais competitivos e interessantes.

Dados da pesquisa TIC Domicílios 2016, realizada pelo Cetic, revelam um crescimento de 86% na quantidade de domicílios conectados à internet no Brasil. Esse aumento implica que um público muito maior passou a ter acesso à tecnologia e que muitas dessas pessoas não são usuários avançados ou com conhecimentos prévios na utilização de sistemas operacionais e seus aplicativos.

Isso significa que a interface dos dispositivos precisou adaptar-se a uma nova realidade em que ser o mais intuitivo possível é a grande cartada para despontar frente aos concorrentes. Esse cenário tornou-se ainda mais solidificado nos últimos anos, com o aumento do número de aplicativos disponíveis a todos os indivíduos - com diversas possibilidades semelhantes, a maior parte dos usuários, sejam eles iniciantes ou avançados, optam pela opção que permite um uso mais rápido e fácil. Assim, a experiência do usuário, conhecida como UX (sigla do termo em inglês user experience), passou a ser uma das principais guias de criação de aplicativos.

"Design moderno e ao mesmo tempo objetivo, que permita ao usuário chegar onde precisa com uma quantidade mínima de cliques, são elementos que compõe a estrutura básica de um aplicativo atual", explica Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb e Mobile, empresa especialista em soluções para web e mobile. Para o especialista, entender as preferências do usuário, desde a aparência até a interação final, é fundamental para conseguir criar aquilo que atende às suas necessidades.

Da mesma forma, não basta entender como as pessoas desejam seus aplicativos. É preciso conhecer a forma como elas interagem com eles. Além de serem intuitivos, os programas precisam atender aos gostos e necessidades dos clientes, como se fossem uma combinação dos pontos preferidos de todos os apps da categoria.

Para que desponte um aplicativo de controle financeiro pessoal, por exemplo, ele precisa ter as melhores funcionalidades, combinando as possibilidades de personalização de layout de um determinado concorrente, juntamente com o sistema de notificações de outro, ocupar pouca memória como um terceiro e assim por diante.

Conhecimento prévio

Nos anos 1990, quando os computadores com um único sistema operacional ainda dominavam o segmento da informática, o conhecimento em linguagem de programação era o plano de fundo que permeava a cabeça dos usuários mais ativos, já que era o elemento-base para a realização de qualquer atividade mais complexa. Hoje, muitas pessoas passam a maior parte do dia diante de um computador e utilizam seus mais diversos recursos sem necessariamente ter ideia de como eles são feitos ou programados - ou seja, o conhecimento do usuário tem como base somente a sua utilização e não traz consigo um embasamento teórico.

Do ponto de vista do desenvolvimento de aplicativos , esse ponto é essencial para criar e aperfeiçoar seus sistemas aos usuários. Assim, ele precisa ter em mente que o conhecimento do usuário é criado a partir de operações que ele realiza todos os dias. Dessa forma, ele pode utilizar essas ferramentas para criar aplicativos bastante intuitivos. Usuários de iPhone sabem que arrastar a tela para direita significa voltar ao menu anterior, por exemplo, o que permite que aplicativos para iOS usem essa funcionalidade sem precisar se preocupar em explicar mais claramente como ela precisa ser usada.

Saiba mais

A MadeinWeb é uma empresa brasileira de tecnologia que se estrutura no desenvolvimento de soluções web e mobile, com foco na criação de aplicativos fáceis de usar e rico em detalhes que fazem toda a diferença na experiência de utilização do usuários final, é hoje uma referência em UX para aplicativos. Eleita a Melhor Agência de Criação de Apps em 2015, a MadeinWeb trabalha sempre com preocupação em proporcionar a melhor experiência possível a todos os seus usuários. Dúvidas? Acesse: www.madeinweb.com.br.


Website: http://www.madeinweb.com.br