São Paulo - SP--(
DINO - 02 fev, 2016) - Nem sempre lugar de paciente é no hospital. Em algumas situações, a internação hospitalar pode não oferecer benefícios e não ser a melhor opção para a boa recuperação do paciente. Neste contexto, entra em cena a desospitalização, que consiste na redução do tempo de internação com o objetivo de dar continuidade ao tratamento fora da instituição hospitalar, mas com todo o suporte necessário e com o auxílio de outras possibilidades terapêuticas.
"Com ética, seriedade, responsabilidade e respeito, a desospitalização deve buscar o melhor para o paciente, para a família, para o hospital e para a fonte pagadora. A prática deve ocorrer quando pacientes internados em hospitais convencionais não necessitam mais de uma estrutura de alta complexidade, mas sim de cuidados específicos", explica Dr. Ademir Torres Abrão, diretor da Clínica Sainte Marie.
O médico conta que os hospitais estão prontos para a desospitalização segura, mas a família e as operadoras de saúde estão em fase de adaptação. "Falta pouco para o entendimento. Nós começamos com isso há 12 anos no Brasil. No exterior, a prática é reconhecida, amplamente difundida e aceita."
No Brasil, existem instituições de saúde específicas voltadas para pacientes e familiares que visam reduzir o tempo de internação, como o hospital de apoio. "O hospital de apoio é um ambiente adequado para pacientes com doenças estabilizadas que não encontram na residência um local seguro e não necessitam estar internados em um hospital convencional. Não há diagnóstico em um hospital de apoio, mas sim continuidade do tratamento e também reabilitação", ressalta Dr. Ademir.
De acordo com o especialista, a unidade de apoio apresenta menor risco ao paciente em uma fase que o tratamento já passou do momento do diagnóstico e necessita apenas de acompanhamento. Se houver alguma intercorrência, esse paciente é rapidamente transferido ao hospital convencional.
Com três unidades, a Sainte Marie presta serviços de Hospital de Apoio, Instituição de Longa Permanência e Hospice, promovendo desospitalização segura para pacientes em reabilitação, crônicos, de longa permanência e em cuidados paliativos, com uma estrutura moderna, atendimento diferenciado, 140 leitos e corpo clínico qualificado.
Website:
http://www.grupoipcsaude.com.br/grupoipcsaude/