São Paulo, SP--(
DINO - 15 jan, 2016) - O espaço contemporâneo, Casa de Zuleika é um projeto conceitual, independente e idealizado pela artista paulistana Estela Lapponi, (ou Zuleika Brit, heterônimo da artista) performer e videoartista brasileira.
A ideia da Casa de Zuleika nasceu do desejo de criar no mercado das artes contemporâneas condições para a emancipação de artistas, que possuam ou não deficiência, assim como ela, que sofreu um AVC quando se apresentava em um espetáculo de rua.
Idealizado para receber mostras de artes visuais, workshops, cursos, peças e performances que tenham o "corpo contemporâneo" como principal foco. O local, também será utilizado para jantares e reuniões com amigos, como uma home gallery.
Segundo Estela Lapponi, o momento é ideal para criar a independência artística. "Desde que voltei da Europa, percebo que mais e mais espaços independentes estão surgindo em diversos pontos de São Paulo. Isso fortalece e fomenta a arte contemporânea da cidade, o que gera um interesse maior pela própria, tanto em seus moradores quanto em turistas" afirma Lapponi.
Esta é uma nova tendência no Brasil, mas em diversos países da Europa e Estados Unidos isso é constante. Pensando nisso Lapponi está procurando por novos investidores para tirar por completo o projeto do papel. "O investidor que apoiar estas iniciativas independentes estará colaborando para um enriquecimento artístico e cultural da cidade agregando valores de progresso e desenvolvimento, mesmo em meio à crise", completa a artista.
Lapponi, em conjunto com o arquiteto Augusto Anéas concebeu o projeto arquitetônico para a requalificação do sobrado da década de 30, tornando o espaço multidisciplinar, em um estúdio-residência.
As soluções arquitetônicas do lugar, não visam apenas reformas físicas de acessibilidade, mas também ter um caráter funcional e sustentável. No projeto tudo o que pode ser reaproveitado ou realocado no próprio espaço deverá ser conservado a fim de contribuir com a sustentabilidade.
Estão previstas também medidas como a utilização de painéis solares, para captação de energia solar, usada no aquecimento de água para casa; a ampliação de portas e janelas, para reaproveitamento da luz natural, assim como a capitação de água da chuva, para uso em jardim e descarga.
A casa, situada no "Quadrilátero da Saúde", está em estudo de tombamento e possui restrições quanto à mudanças estruturais externas. As estruturas originais surpreendem pelo ótimo estado de conservação, após quase um século da sua construção.
Atualmente, a Casa de Zuleika, está em busca de investidores e apoiadores, para a concretização da reforma das áreas relativas ao espaço de cultura. As cotas de patrocínio direto variam entre 20 e 30 mil reais. Quem tiver interesse em apoiar e saber mais, é só acessar o
site !patrocinio/c2xf.
Para conhecer as performances e eventos que a Casa de Zuleika idealizou e produziu nos anos de 2014 e 2015 basta acessar o
site http://www.casadezuleika.com/ ou acompanhar as novidades pelo
Facebook .