(
DINO - 22 nov, 2016) - O Marketing de Conteúdo é uma estratégia cada vez mais adotada no país, e no mercado de tecnologia isso não é diferente. É o que mostrou a segunda edição da pesquisa MarTech: benchmarks de marketing digital para empresas de tecnologia, realizada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais.
A análise dos dados, que foram coletados em agosto de 2016, trouxe que 73% das empresas deste mercado já adotam Marketing de Conteúdo, o que representa um crescimento 4,3% em relação a 2015.
Esse aumento pode estar relacionado à percepção de que a estratégia traz resultados reais em termos de visibilidade online. De acordo com o relatório de 2016, empresas que a utilizam geram, em média, 13 vezes mais visitas no site se comparadas às demais. Além disso, o Marketing de Conteúdo também potencializa o desenvolvimento do relacionamento com potenciais clientes, já que aumenta a geração de leads (ou contatos) em cerca de 5 vezes.
"O Marketing de Conteúdo traz excelentes resultados e, para que estes sejam ainda mais consistentes e tragam maior retorno, é essencial ter um bom planejamento. Isso inclui, por exemplo, a definição e a documentação das táticas e estratégias utilizadas, além de um calendário para divulgação em redes sociais. A publicação nestes canais, de acordo a pesquisa, gera 14 vezes mais visitas no site", destaca Juliana Ribas, head de pesquisas da Rock Content e responsável pela análise dos dados.
Um outro ponto de destaque do levantamento de 2016 é o fato de a maior parte das empresas de tecnologia (71,4%) não exigirem certificações ou treinamentos em Marketing de Digital da sua equipe de marketing. Não é por acaso que aquelas que exigem tendem a se considerar 16% mais bem sucedidas, considerando que a qualificação desse time é essencial para o alcance de bons resultados.
A 2ª edição da MarTech foi realizada em agosto de 2016 teve a participação de 517 profissionais de empresas de tecnologia de todo o Brasil. O relatório completo pode ser acessado no hotsite da pesquisa e traz, ainda, diversos outros dados do setor como processo de vendas e seu ciclo, previsões de investimento para 2017, além da importância da Automação de Marketing para o sucesso em Marketing Digital.
Sobre a pesquisa:
Site da pesquisa:
http://pesquisas.rockcontent.com/martech/Relatório completo de 36 páginas
A pesquisa "Martech: Benchmarks de Marketing Digital para empresas de tecnologia" está em sua segunda edição. O seu principal objetivo é conhecer as principais tendências do setor em termos de práticas, resultados e investimentos.
Sobre a Rock Content
Fundada em 2013, a Rock Content é uma empresa especializada em Marketing de Conteúdo, focada em ajudar empresas a colocarem em prática suas estratégias de marketing digital. Tendo a e.Bricks e a Digital News Ventures como investidores, a startup tem direcionado seus esforços na ampliação da operação, aceleração do crescimento, estabelecimento de relações estratégicas e desenvolvimento de novas linhas de negócios. Com quase quatro anos de operação, a Rock Content atende mais de 800 clientes e conta com 200 funcionários em sua sede, em Belo Horizonte.
Sobre a Resultados Digitais
A Resultados Digitais é a empresa responsável pelo RD Station, plataforma de automação de marketing, pioneira no Brasil e que permite o gerenciamento de ações ligadas a e-mail marketing, mídias sociais, lead scoring e muito mais. Ao longo de 5 anos, construíram uma carteira com mais de 6000 clientes de diversos segmentos. Essa experiência de proximidade com o mercado dá diariamente à empresa os inputs necessários para construir uma solução adaptada às necessidades do empresário e profissional de marketing brasileiro, não apenas no que diz respeito ao software, mas a todas as consultorias oferecidas, eventos e conteúdos exclusivos.
Website:
http://pesquisas.rockcontent.com/martech