Atibaia - SP--(
DINO - 24 out, 2017) - Encontrado em abundância na crosta terrestre, o alumínio é utilizado nos mais diversos setores industriais por conta de seus inúmeros benefícios como leveza, alta resistência, condutibilidade elétrica e térmica, resistência à corrosão e por ser infinitamente reciclável. Fundamental em algumas atividades econômicas, o uso de alumínio é maior do que o de qualquer outro metal, exceto o aço. O alumínio puro é mais flexível quando comparado ao aço, no entanto suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Produzido em escala industrial a pouco tempo, o alumínio possui diversas aplicações, confira as principais formas de uso deste material, de acordo com a
Intrecalf , fabricante de
chapas, tubos e outros itens de alumínio :
Indústria automotiva
Segundo material mais utilizado na fabricação de automóveis, o alumínio está presente em diversas peças utilizadas pela indústria automotiva. Por ser leve e resistente, este material diminui em até 40% o peso das carrocerias dos carros quando comparada com aquelas fabricadas com outros materiais. Esses veículos mais leves são uma ótima opção para o consumidor, visto que há menor consumo de combustível e menor emissão de gases poluentes.
Outros meios de transporte, como aviões, barcos, bicicletas, tanques, blindagens e outros, tem elementos estruturais fabricados com este material.
Embalagens
Versátil, o alumínio é encontrado em embalagens de artigos farmacêuticos, de bebidas, materiais de limpeza, cosméticos e de higiene e produtos alimentícios. Em uma simples conferida nas prateleiras de um supermercado, é possível encontrar diversas embalagens com alumínio em sua composição, são latinhas de refrigerantes e cervejas, tampas de iogurtes e refeições instantâneas, embalagens longa vida de leite, sucos, entre outros produtos.
Além da leveza e praticidade, essas embalagens auxiliam na conservação dos alimentos, visto que os protegem da ação da luz, da umidade e do ar. E para os mais antenados na sustentabilidade, assim como os outros itens feito de alumínio, essas embalagens podem ser recicladas.
Bens de consumo
Assadeiras, panelas e utensílios domésticos, são exemplos de bem de consumo fabricados em alumínio. Modernos e duráveis, estes itens ainda possuem ótima condutibilidade térmica, ideal para assadeiras e panelas que permitem um cozimento homogêneo dos alimentos. Além destes itens, o alumínio é amplamente utilizado na fabricação de eletroeletrônicos, linha branca, móveis, decoração, ferramentas e artigos esportivos.
Construção civil
Bonito e moderno, o alumínio se tornou o queridinho dos arquitetos. Presente em produtos como esquadrias, painéis de revestimento, janelas, portas, divisórias, grades, fachadas envidraçadas, box e utensílios para a construção, o material ainda é reciclável
Transmissão elétrica
Mesmo com a condutibilidade elétrica 60% menor que a do cobre, o alumínio é usado em redes de transmissão elétricas é compensado pela seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão.
Website:
http://www.intrelcaf.com.br/