Releases 04/05/2017 - 17:19

Treinando astronautas para cirurgias no espaço usando realidade virtual


Curitiba, PR--(DINO - 02 mai, 2017) - Em viagens interplanetárias, o risco de condições médicas que exigem procedimentos cirúrgicos é significante. Porém, as equipes de astronautas não são grandes o suficiente para ter um médico exclusivo. Assistência médica remota não é uma opção e a equipe deve se virar sozinha, realizando procedimentos críticos de alto risco como anestesia e cirurgia.
O treinamento para realização de cirurgias em gravidade zero é caro e ineficiente, uma vez que são necessários voos parabólicos que duram apenas cerca de 20 segundos.

Pensando nisto, a startup brasileira Loox VR criou um simulador de cirurgias no espaço. Utilizando óculos de realidade virtual e controles com rastreamento posicional, o astronauta pode se movimentar pela sala e manipular ferramentas cirúrgicas.
A solução foi proposta pelo Dr. Normando Guedes Neto, neurocirurgião que detectou a oportunidade e dirigiu a equipe no desenvolvimento dos protótipos.

O projeto faz parte do Nasa Space Apps, um hackaton que ocorreu durante 48 horas nos dias 29 e 30 de Abril simultaneamente em 187 locais e 69 países, contando com mais de 25.000 participantes. Contou com mentoria do Dr. Fernando Carbonieri e da pesquisadora Jaqueline Silveira.

A Loox VR produz equipamentos e conteúdo de realidade virtual e aumentada. Já criou projetos para Renault, Faber-Castell, Universal Music, Ford, Volkswagen e GoDaddy, entre outros.

Vídeo demonstrativo do simulador de cirurgia
https://youtu.be/GZfwyhd1lJU

Mais sobre a Loox VR
www.vrglass.com

Fontes:
https://2017.spaceappschallenge.org
http://www.popsci.com/how-do-you-deal-medical-emergency-mission-mars
http://marswithoutborders.org/research/simulation-of-medical-emergencies-anaesthesia-and-surgery/
http://www.bbc.com/future/story/20151125-the-challenges-of-carrying-out-surgery-in-space
Website: http://www.vrglass.com