Releases 22/04/2015 - 12:50

Governança e compliance fiscal aumenta a eficiência contábil das empresas


Joinville, SC--(DINO - 22 abr, 2015) - Em busca da excelência fiscal

Com seu parque fabril na cidade de Ponta Grossa no Paraná, a holding Águia Participações atua em três diferentes atividades:

- Águia Sistemas: Soluções em Movimentação e Armazenagem (metalúrgico)
- Águia Florestal: Reflorestamento e Fabricação de Painéis de Madeira (madeireiro e reflorestamento)
- Smart Sistemas Construtivos: soluções completas para construção no sistema Light Steel Framing (stellframe)

Com mais de 40 anos, a holding Águia Participações atua atendendo empresas de todo o Brasil e do exterior. Antes de dar início um novo projeto, a empresa já possuía uma ferramenta para gestão fiscal. Porém, como ela dependia da interação do usuário, muitas vezes se abria o precedente para falhas, como erros de digitação, que invalidavam as informações na Secretaria da Fazenda.

Com o objetivo de diminuir esses erros e aumentar a segurança, desde o ano passado (2014), a holding Águia Participações iniciou um projeto de Governança e Compliance Fiscal, que realiza a gestão dos documentos fiscais eletrônicos, automatizando o recebimento de notas de fornecedores.

"Como a legislação brasileira é extremamente complexa, o trabalho manual de Auditoria Fiscal torna-se muito demorado. Com esse novo projeto, além de diminuir de forma antecipada o período gasto no lançamento das notas, o que impacta diretamente na redução de gastos operacionais e nos resultados da empresa, os processos e ferramentas utilizados indicam as falhas que devemos corrigir. Assim, temos mais confiabilidade e eficácia nas operações, pois sabemos que agora estamos sempre atualizados de acordo com a legislação fiscal", destaca Gilson Danilo Dvulatk, coordenador fiscal do grupo.

Mais credibilidade e controle nos processos fiscais

Gilson aponta ainda que, um fator importante para facilitar a implantação de um projeto como esse é a possibilidade de integração com o ERP, adaptando às demandas fiscais ao modelo de negócio específico de cada empresa.

Como resultado, o Coordenador Fiscal da holding aponta maior segurança e menos tempo de trabalho. "Sempre mantivemos um controle sobre as notas de compra, mas, com certeza, com as novas soluções temos mais confiabilidade", revela.

Wilham Krause, diretor executivo da Quirius, especialista em Governança e Compliance Fiscal, aponta que um dos grandes impactos positivos da solução está diretamente ligado aos resultados das empresas. "Realizamos o monitoramento proativo junto à SEFAZ, de toda a tratativa da manifestação do destinatário e da gestão dos XML"s de fornecedores, ou seja, além de organizar todos os documentos do cliente, a Quirius verifica se o documento que o fornecedor está enviando realmente está correto. Todos os empresários deveriam ficar alertas aos custos dos tributos, pois não se restringem somente ao pagamento da obrigação principal, mas também as atividades inerentes aos processos da operação. A correta classificação fiscal das mercadorias pode sim afetar no valor final do tributo (seja por meio de débitos ou créditos)".

Para saber mais sobre o trabalho de Governança e Compliance Fiscal da Quirius acesso o site: www.quirius.com.br


Website: http://www.quirius.com.br/aguia-participacoes-eficiencia-no-compliance-fiscal-com-solucoes-quirius/