São Paulo--(
DINO - 14 abr, 2016) - Começou nesta quinta-feira, dia 14, a Jornada de Alergia e Imunologia da USP. O evento tem duração de três dias e reúne 410 inscritos, entre médicos especialistas em Imunologia e Alergia e profissionais de outras áreas da saúde de vários estados brasileiros e de países como o Paraguai e Bolívia. Entre os temas mais procurados pelos participantes estão as alergias alimentares e a medicamentos.
Durante a abertura do evento, o médico e titular da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP, o Professor Doutor Jorge Kalil ressaltou a importância dos debates sobre os temas relacionados às alergias com profissionais de todo o Brasil e do mundo. "A pesquisa científica no Brasil cresceu nos últimos 30 anos. Representávamos 0,5% da produção científica mundial há algumas décadas. Hoje, o Brasil representa 2,5%. Estamos entre os 15 maiores produtores científicos do mundo", afirmou.
Para o Prof. Dr. Kalil, a Jornada é uma oportunidade de promover o intercâmbio desta forma, minimizar as questões burocráticas que permeiam a pesquisa científica. "Precisamos pensar melhorias para algumas questões burocráticas que ainda interferem no intercâmbio de amostras, por exemplo", comentou.
Para o Coordenador da Jornada, o Professor Associado da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP, o Doutor Fábio Castro, a procura pelas estações práticas da Jornada, que debateu casos de estudo mostra que as pessoas buscam a atualização constante sobre os assuntos mais prevalentes, como as alergias alimentares e a medicamentos.
A Jornada de Imunologia Clínica e Alergia da USP recebe o apoio da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP HCFMUSP).
Sobre a Escola de Educação Permanente do HCFMUSP
Fundada em 2010, a Escola de Educação Permanente tem como missão, formar e capacitar profissionais da saúde, internos e externos ao HCFMUSP, antecipando as necessidades do mercado, difundindo conteúdos de referência, com utilização de tecnologia e inovação, e contribuindo para a excelência na Saúde. Fazem parte da sua grade curricular, 250 cursos de capacitação, especialização e extracurriculares nas áreas médica, multiprofissional e técnica, nas modalidades presencial e a distância.