Belo Horizonte/MG--(
DINO - 17 nov, 2016) - Ajudar crianças de comunidades, promover alívio às pessoas hospitalizadas, proporcionar momentos de alegria para idosos e apoiar uma causa ambiental é o sonho de muita gente. Mas segundo especialistas, para promover um projeto social é preciso muito mais que empenho. De acordo com o executivo do
PMI-MG (Instituto de Gestão de Projetos em Minas Gerais), Marcelo Neves, além de dedicação, é necessário cumprir algumas etapas para que seu projeto social dê certo e não vire uma desilusão. Segundo ele, qualquer pessoa pode ter a capacidade para desenvolver um projeto social, se seguir os seguintes passos:
1 Planejamento
É imprescindível colocar no papel todas as ideias e registrar a finalidade do projeto, delimitando por quais caminhos a pessoa, ou o grupo, vai percorrer na materialização do sonho. As ideias precisam ser claras, expostas e desenvolvidas conforme o objetivo principal, pensando nas possíveis ações e recursos. "Os métodos para produção de projetos são específicos para cada situação, mas ao iniciar a estratégia, o foco primordial deve ser identificar o problema para encontrar a solução. Listar também os públicos-alvo, os prazos de avaliação, os possíveis problemas e suas soluções são passos fundamentais para executar o projeto e diminuem os riscos de dar errado", conta.
A idealização de projetos sociais requer muitos cuidados, principalmente, no que diz respeito às questões legais. Logo no início, é indicado procurar um profissional de projetos ou alguém com experiências de sucesso em ONG"s (Organização não governamental) que auxilie processo. "Alguém do campo de metodologias de projetos para o Terceiro Setor, por exemplo, pode guiar e orientar nas situações mais burocráticas do processo", comenta.
2 Organização
Mesmo quem não tem o hábito de se organizar precisa ter muita atenção para não atrapalhar o projeto e perder o foco nos objetivos. Ao longo do trabalho sempre surgem desafios e novidades, com a organização, além de situar os propósitos da realização, os envolvidos terão um norte sobre o desenvolvimento de cada etapa. Um projeto claro e organizado tem mais chances de sucesso.
3 Conheça a área
"Conhecer a área em que vai atuar é muito importante, visto que todo o processo dependerá da situação que está sendo planejada. Por exemplo, se uma pessoa pretende realizar um projeto social de dança para crianças precisa, pelo menos, ter o mínimo de conhecimento sobre a arte e o universo infantil. Participar de eventos relacionados, conversar com pessoas que já atuam nessa área e conviver com o público-alvo certamente vai ajudá-lo a ter mais clareza do cenário e das necessidades dos públicos-alvo", recomenda.
"Também há determinadas legislações que devem ser seguidas observando a forma adequada de gestão administrativa, as fontes de obtenção de recursos e o modo de funcionamento dos órgãos deliberativos, por exemplo. Além de auxiliar empresas e entidades no processo, o
PMI-MG promove palestras e aulas virtuais, como os Webinars, em que especialistas dão aula sobre gestão de projetos e tendências", destaca.
4 Execução
Na execução é a hora de colocar em prática tudo o que foi escrito. É necessário que o projeto seja guiado por pessoas com excelente comunicação, compromisso, agilidade, motivação e saiba gerenciar as frustrações. "Ao longo do processo, como em tudo na vida, podem surgir fatos novos ou desafios inesperados. Os líderes do projeto devem saber lidar com as adversidades e seguir em frente mirando sempre o objetivo e o sonho de transformação", reforça.
5 Avaliação
"Todo projeto por natureza tem início, meio e fim. É importante definir uma periodicidade para avaliar os resultados e os pontos a melhorar. Assim, existe aprendizado, possibilidade de evolução e novos projetos podem vir a surgir", orienta.
Website:
http://www.pmimg.org.br/