Releases 12/05/2016 - 11:18

Flavio Maluf traz detalhes sobre a inauguração da primeira loja física da Natura


(DINO - 12 mai, 2016) - A Natura, sentindo a necessidade de se transformar em uma companhia multicanal e com lojas físicas, tanto para se adequar melhor ao mercado como para suprir a cobrança de seus clientes nesse sentido, inaugurou sua primeira loja física no Brasil no final do mês de abril. Como reporta o empresário brasileiro Flavio Maluf, a loja, que está localizada no Shopping Morumbi, na cidade de São Paulo, e marca a entrada da empresa no mercado de varejo tradicional, foi aberta na terça-feira, dia 26. Ocupando uma área de 68 metros quadrados, a loja fica em um dos pontos mais movimentados da zona sul da maior cidade brasileira. Flavio Maluf comenta que, de acordo com a fabricante brasileira, o espaço físico da Natura vai funcionar como um local de experimentação dos clientes. Isso porque, com a loja, a empresa poderá expor seus produtos diretamente para os consumidores, permitindo que estes conheçam de maneira mais ampla e "pessoalmente" o portfólio da empresa, já que antes eles só tinham acesso aos produtos por meio dos catálogos que são vendidos de porta em porta pelas consultoras da companhia.

Essa era uma inovação necessária por parte da Natura, pois muitas outras marcas estão ganhando espaço no mercado através de estratégias de vendas diretas, o que faz com que seja necessário que a empresa se adeque a essa modalidade de negócio. Além disso, muitos clientes ainda têm certas desconfianças em fazer compras por meio de catálogos. Na verdade, a necessidade de espaços físicos transformando a companhia em uma empresa multicanal é antiga, mas a Natura sempre quis evitar conflitos com as mais de 1,3 milhão de pessoas que compõem sua rede de consultoras em todo o Brasil.

Embora a inauguração tenha acontecido apenas agora, o projeto da empresa de colocar lojas físicas começou a ser construído ainda em 2015. No mês de novembro do ano passado a Natura construiu duas lojas experimentais na cidade de Cajamar, no interior de São Paulo, onde fica localizada sua sede. Nesse sentido, Flavio Maluf destaca que o presidente da companhia, Roberto Lima, por meio de um comunicado à imprensa, disse que as pessoas que comprarem em uma loja física em um dia podem adquirir produtos por meio dos catálogos posteriormente.

Para que os clientes possam experimentar os produtos totalmente à vontade, a loja conta com espelhos, provadores de perfumes e diversos outros acessórios. Em relação a outras lojas semelhantes, a Natura não divulgou quantas serão inauguradas ainda este ano. Contudo, Flavio Maluf reporta que, de acordo com um relatório de 2015, a previsão é de que sejam abertas 10 lojas a partir do mês abril, sendo que cada uma deve contar com um investimento de cerca de 3 milhões de reais. Flavio Maluf conclui comentando que a Natura estuda fazer o lançamento de franquias para expandir as lojas físicas pelo país. Nesse sentido, o presidente da empresa disse que logo após ultrapassar a fase inicial de testes das lojas físicas para verificar se o portfólio colocado nesses espaços é o que deve permanecer, a companhia deve começar a investir em franquias para tentar aumentar cada vez mais o número de lojas.

Fonte: Isto É Dinheiro
Website: http://flaviomaluf.com/