Releases 18/08/2015 - 10:30

Startup cria tecnologia que traz novos paradigmas para a Comunicação Interna e Endomarketing das empresas


(DINO - 18 ago, 2015) - Falemos primeiro sobre o Mural Impresso.

Expresso profundo respeito por todos os serviços prestados pelo mural impresso à comunicação interna das empresas. Ele carregou o piano por bastante tempo, sendo um espaço focal de difusão de informação e conteúdo. Mas os tempos são outros. Além de tornar-se politicamente incorreto, pela quantidade de gastos de papel e impressão, ele passa despercebido pela grande maioria dos funcionários.
O email ainda é um grande coringa, porém, por ser excessivamente usado, acaba por ter uma baixa taxa de leitura.
Podemos dizer que existem novos paradigmas de Comunicação Interna a serem considerados no que diz respeito aos canais de comunicação que podem impactar funcionários e colaboradores. (imagem abaixo)
Posicionadas entre as empresas e seus funcionários, existem as telas. Cada uma utilizada de forma diferente, de acordo com o contexto.

O MOBILE
O smartphone é companheiro inseparável da maioria dos funcionários. Ele é um excelente dispositivo para uso como canal de Comunicação Interna: é móvel, conectado à internet e com excelente capacidade audiovisual.

APP MOBILE
A maioria das empresas ainda não possui um app mobile para comunicar-se com seus funcionários, seja por que essa é uma realidade ainda nova, seja por preocupações com questões trabalhistas, segurança da informação ou gerenciamento do conteúdo.
A boa notícia é que hoje é possível implementar um app de comunicação interna com soluções práticas para cada um dessas questões.
Com o app mobile é possível criar canais de notícias, vídeos, enquetes, compartilhar arquivos, enviar alertas, entre outras possibilidades de interação.

Muitas empresas têm funcionários de fábrica e/ou operação com menor porcentagem de uso de smartphones. Neste caso, o envio de sms é uma solução interessante. É possível enviar textos curtos para qualquer celular de forma simples e com métricas de impacto confiáveis.
Importante ressaltar que é obrigatório ter processo de opt-in e opt-out dos funcionários.

TV CORPORATIVA
Ela é a evolução do mural impresso. Oferece diversos benefícios para os processos comunicacionais, como por exemplo:
- Rapidez e agilidade na produc?a?o e veiculac?a?o das mensagens.
- Autonomia do controle do conteúdo por equipes de comunicação.
- Possibilidade de segmentar a distribuic?a?o de conteu?do.
- Forte apelo visual: animac?o?es, vi?deos e fotos.
- Comunicac?a?o em tempo real.
- Menos uso de papel.
- Integrações com feeds de notícias, social media, base de dados.

"Nós fazemos muitos eventos internos e as TVs ajudam bastante neste tipo de divulgação" explica Anderson Marcati, Analista de Eventos da Febracorp University.

A TV Corporativa ainda é vista por muitas empresas como um projeto de grande complexidade tecnológica, viável apenas para grandes corporações.
Antes da conexão banda larga e dos mini-pcs, a tecnologia de transmissão de conteúdo audiovisual era em sua maioria feita via satélite, com altos custos e complexidade de implementação. Este cenário mudou. Hoje é necessário apenas utilizar um software de gerenciamento de conteúdo, um computador conectado à internet e claro, uma TV.

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SOBRE A SCREENCORP

A Screencorp desenvolve tecnologia para aproximar as empresas do seu público-interno.

Em uma mesma plataforma, as equipes de comunicação podem (sem apoio de TI) gerenciar o conteúdo de TV Corporativa, app mobile, envio de SMS e push notifications.

A startup com menos de 2 anos desde a sua criação, já atende mais de 70 clientes, entre eles: Totvs, Bradesco, Unidas Rent a Car, SEBRAE, Stefanini, Scania, Guabi, Habibs, entre outros.

http://screencorp.com.br
http://phonecorp.com.br


Founder e CEO: Thiago Braga
https://br.linkedin.com/in/thiagobraga

Bacharel em Comuniçação Social pela Universidade de São Paulo (Escola de Comunicações e Artes), Master em Marketing Management pelo Ibmec SP, Designer gráfico pela EPA, especialização em negócios pela Stanford University e em UX Design pela UCSD (University of California San Diego).

Trabalhou na Discovery Channel como Head de Marketing Digital, Gerente de produto na Abril Digital, Grupo Estado e Predicta. Morou na Califórnia em 2001 e 2012.

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Website: https://screencorp.com.br