Releases 04/08/2015 - 16:14

Uma em cada nove empresas brasileiras de TI possui certificação empresarial, segundo Assespro Nacional


(DINO - 04 ago, 2015) - Apenas uma em cada nove empresas brasileiras de TI possui a certificação empresarial que atesta a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A conclusão é da edição 2014 do Censo realizado pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional).

Apenas 11,8% das companhias entrevistadas receberam certificados específicos na área de tecnologia em 2014. Houve uma queda em relação ao ano anterior, quando 15,3% possuíam este reconhecimento. Além disso, o número é bem menor do que o registrado na América Latina: 40,3% das corporações têm este tipo de aval de qualidade.

"A falta de certificação dificulta que as empresas brasileiras consigam novos parceiros e investidores. É preciso estimular a busca pela excelência em todos os processos para mudar esse status. Só assim será possível oferecer sempre o melhor ao consumidor", confirma Jeovani Salomão, presidente eleito da Assespro Nacional.

No Brasil, a principal certificação é o ISO 900x, presente em 3,9% das companhias. Depois, 3,2% possuem o MPS.br nos níveis A a G (método desenvolvido no Brasil). Por fim, outros 3% têm CMMi (Capability Maturity Model Integration) nos níveis 2 e 3. Este último modelo avalia a maturidade dos processos de software.

Obter uma certificação mostra ao público e a o mercado que todos os processos da empresa no desenvolvimento de produtos e serviços atendem requisitos de qualidade de diversos órgãos de fiscalização.

O Censo 2014 da Assespro mapeia o setor de TI na América Latina. Nesta edição, 814 empresas de 19 países participaram do estudo, gerando uma base de dados com pouco mais de 80 mil respostas. As companhias brasileiras correspondem a 53% do total.