Releases 03/03/2015 - 17:44

Lei Jia leva sua voz tipicamente chinesa ao público norte-americano










PEQUIM, 3 de março de 2015 /PRNewswire/ -- À medida que a China ganha visibilidade internacional, o feriado anual mais importante do país, o Festival da Primavera (ou Ano Novo Lunar), se torna um evento cada vez mais comemorado no ocidente. Convidar os melhores artistas da China para fazerem shows durante o feriado se tornou algo esperado e ansiado pelas pessoas, não apenas pela comunidade chinesa local e pelos estudantes chineses de universidades dos EUA e Canadá, mas pela sociedade em geral. Durante o Festival da Primavera deste ano, vários artistas chineses famosos, como Lei Jia, Yo-Yo Ma e Lang Lang, levaram a música e o som de sua terra ao público de Toronto e de Nova York, onde receberam uma forte resposta e calorosas boas-vindas do público em geral.


Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150302/178687


No dia 21 de fevereiro (o terceiro dia do ano lunar), a neve e o frio intenso não impediram que o público comparecesse ao concerto de Ano Novo Chinês, que teve os ingressos esgotados, organizado pela Orquestra Sinfônica de Toronto. Com um convite especial da orquestra, a vocalista Lei Jia e o pianista Lang Lang fizeram uma apresentação incrível, que incendiou o público várias vezes.


No dia 24 de fevereiro (o sexto dia do ano lunar), a Orquestra Filarmônica de Nova York comemorou o Ano Novo Chinês pelo quarto ano consecutivo com um concerto de gala no Lincoln Center. Entre os talentosos artistas estavam Lei Jia e o violoncelista chinês-americano Yo-Yo Ma. O público deste ano foi notável pelo grande número de pessoas não chinesas, entre elas James Wolfensohn, ex-presidente do Banco Mundial e vários executivos de Wall Street. Foi difícil conseguir um ingresso para o concerto no auditório com capacidade para 2.600 pessoas.


No palco norte-americano, Lei Jia impressionou o público com duas canções folclóricas tradicionais chinesas: The Village of Sanshilipu e In Praise of Cattle. Sua apresentação teve uma resposta tão calorosa, que ela teve que voltar várias vezes ao palco. A maioria do público não chinês ficou encantada com o incrível timbre e versatilidade da sua voz, à medida que passava por várias oitavas. Alguns membros do público chinês choraram quando essa jovem cantora começou o primeiro verso de The Village of Sanshilipu.


Por que Lei Jia?


Como duas orquestras famosas, a Orquestra Sinfônica de Toronto e a Orquestra Filarmônica de Nova York, convidaram Lei Jia ao mesmo tempo? Foi inesperado, porém lógico, para as duas. A fama de Lei aumentou muito nos últimos anos. A jovem cantora caiu nas graças do público tanto na China como em outros países com suas apresentações incríveis. Com treinamento no sistema tradicional de música vocal da China, seu canto representa a expressão vocal tradicional mais autêntica da China. Há muito tempo ela defende o estilo musical guofeng, que é visto como uma expressão da essência da China, e já interpretou esse estilo de várias formas artísticas e em contextos modernos. Após escutar seu disco, intitulado Dandelion Sky, Joshua Cheek, presidente do júri do Grammy Awards, considerou que ela tem "a voz mais chinesa de todas". Como representante de jovens cantoras da comunidade nacional de música vocal, ela é muito popular na orquestra militar de sopro da China, mas também entre os soldados, e sempre faz apresentações de tirar o fôlego para grandes grupos de tropas do país. Essas apresentações muito populares fizeram com que ela tivesse pouco tempo para se apresentar fora do país nos últimos anos. No entanto, ela foi destaque no álbum The Songs of the 56 Chinese Nationalities, uma coleção musical que foi escolhida como presente nacional enviado a chefes de Estado de todos os países com os quais a China mantém relações diplomáticas. As músicas do álbum podem ser escutadas em salas de escuta de bibliotecas públicas do mundo todo. Essas conquistas fizeram com que as duas orquestras não tivessem dúvida em sua decisão de convidar essa cantora popular.


Por que ela escolheu cantar músicas folclóricas de Shaanxi?        


Ao falar sobre por que escolheu cantar The Village of Sanshilipu e In Praise of Cattle na América do Norte, Lei disse que foi pela mesma razão pela qual optou por cantar the Homesick na noite de gala do Festival da Primavera deste ano: tanto The Village of Sanshilipu como In Praise of Cattle são músicas folclóricas de Shaanxi que, em sua simplicidade, são muito representativas da música chinesa e, principalmente, porque são canções com as quais a maioria dos membros da diáspora chinesa está familiarizada e, em muitos casos, sabe cantar, independente da parte da China de onde saiu. Ela afirmou que espera que essas duas músicas façam com que se lembrem de "uma vasilha com água, uma taça de vinho, uma nuvem, um amor da vida inteira" ? temas nostálgicos que fazem com que o ouvinte se lembre da sua cidade de origem e seja capaz de sentir o calor de casa e a preocupação que os parentes da terra natal têm por ele.  

FONTE Lei Jia Music Studio