Releases 04/12/2015 - 17:40

Marcio Alaor traz o perfil do grupo chinês HNA, o novo controlador da Azul


(DINO - 04 dez, 2015) - A companhia aérea Azul conta com um novo e poderoso membro. Trata-se do grupo chinês HNA, que é atualmente o acionista majoritário, detentor de 23,7% das ações da empresa. Fundado em 1993, o grupo HNA iniciou suas atividades com uma pequena companhia aérea. Ao longo dos anos, a empresa viu seus negócios prosperarem de forma exponencial. Embora a aviação seja o ponto mais forte do grupo, este conta ainda com atividades nas áreas de hotelaria, finanças, logística, turismo, dentre outras. Ao lado dos Estados Unidos, que possuem participação de 5% na empresa, o HNA conquistou o direito de ter a presença de um representante no conselho de administração da Azul, reporta Marcio Alaor, executivo do banco BMG.

A relação com o Brasil é de longa data. De extrema relevância nas economias chinesa e mundial, o grupo HNA vê nessa transação com a companhia Azul, a oportunidade de suscitar e fortalecer o já intenso comércio existente entre os dois países envolvidos. De acordo com informações publicadas pelo site exame.com, o grupo é o maior cliente asiático que a Embraer possui. O HNA foi o primeiro a adquirir o jato E190 em todo o território chinês. A parceria mostrou-se bastante satisfatória para os dois países, uma vez que o grupo adquiriu outros 50 aviões desse mesmo modelo, informa o executivo do Banco BMG, Marcio Alaor.

O grupo conta com diversas empresas. A Hainan Airlines, a principal delas, é considerada a maior companhia aérea da China, no que se refere ao setor privado da aviação. Outras lucrativas empresas constituem o grupo, tais como a Casa de Câmbio Transforex, a financeira HNA Capital, as redes de hotéis HNA Hospitality e Tangla. O HNA também atua no segmento imobiliário gerenciando cerca de 33 projetos, além de ser detentor de inúmeras lojas de departamento e supermercados, e gerenciar 8 aeroportos em toda a China, complementa Marcio Alaor, executivo do Banco BMG.

O HNA iniciou há algum tempo, um processo de expansão por diversos países do mundo. O grupo, que tem por característica integrar serviços entre suas empresas, mostra-se incrivelmente visionário no que se refere ao empreendedorismo, além de mostrar-se bastante flexível em lidar com empresas de diferentes culturas. No que se refere aos planos de expansão do HNA, o grupo mostra preferência por empresas já consolidadas nos seus países de origem e que tenham possibilidade de crescimento.

Sem medo de avançar para o ocidente, o HNA realizou a aquisição da maior prestadora mundial de serviços de carga no solo, a suíça Swissport, numa transação que movimentou 2,7 bilhões de francos suíços, comenta Marcio Alaor, do Banco BMG. Além da Suíça, o grupo possui negócios em Cingapura, Gana, Noruega, Bélgica e Turquia. É importante ressaltar que a expansão do grupo pode ser bastante benéfica para a economia destes países e do mundo. Com o Brasil, não é diferente, uma vez que, com a aquisição de parte da companhia aérea Azul, a presença do grupo pode ser bastante saudável para o país, destaca o executivo do Banco BMG, Marcio Alaor.
Website: http://marcioalaorbmg.com/