Releases 07/06/2017 - 12:48

Audiência da TV paga quintuplica em seis anos e chega a 2,38 milhões de pessoas por minuto


São Paulo - SP--(DINO - 07 jun, 2017) - A TV por assinatura está expandindo sua presença no dia a dia dos brasileiros. Segundo dados divulgados pela Kantar Ibope Media (1), no Media Workstation consolidado de 2016, a audiência dos canais pagos quintuplicou desde 2010, alcançando 2,38 milhões de telespectadores por minuto ao longo dia, durante o ano passado.

Já o tempo médio dedicado a este meio aumentou de 2h23 por dia em 2010 para 3h16 por dia em 20161. Hoje, o Brasil é o 8° maior mercado de TV paga no mundo, sendo acessado 56,4 milhões de pessoas - dados da SNL Kagan e da Anatel (2).

Estas e muitas outras informações sobre a evolução da TV por assinatura no Brasil estão reunidas na nova plataforma do Mídia Fatos, publicação da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), voltada ao mercado publicitário.

O Mídia Fatos é editado anualmente desde 1998 e a principal novidade deste ano é o conteúdo totalmente digital, que será atualizado a cada três meses (veja mais a seguir).

Entre os dados mais relevantes desta indústria, o Mídia Fatos informa que a TV paga é o meio de comunicação que registrou maior crescimento de consumo desde 2010: aumento de 57%, contra 33% da internet, por exemplo - Kantar Ibope Media (3).

O crescimento do consumo de TV tem sido maior no público jovem, de 25 a 34 anos: de 2h19 por dia em 2010 para 3h28 em 2016 - aumento de 50%, ainda de acordo com o Ibope (4).

A base de assinantes ainda está mais concentrada nos estados do Sudeste, que respondem por 62% dos acessos. A penetração deste serviço é maior na classe A (75%), mas 41% dos lares de classe C também contam com pacotes pagos - conforme o Ipsos Connect (5).

Segundo pesquisa realizada pela Anatel, 74% dos brasileiros se dizem satisfeitos com o serviço de TV por assinatura (6). E as projeções do estudo PTS de 2016 são de que o total de acessos chegue a 20,8 milhões de domicílios no Brasil em 2021.

O Mídia Fatos traz ainda vários outros detalhes sobre o perfil do público de TV por assinatura, incluindo seus principais hábitos de consumo, e dados que demonstram a relevância crescente deste meio para os brasileiros.

NAVEGAÇÃO DINÂMICA

A nova plataforma do Mídia Fatos permite uma navegação dinâmica, com infográficos, ilustrações e animações que facilitam a visualização das informações.

Com um conceito de storytelling, a nova edição mostra também como os programas da TV paga influenciam na vida das pessoas.

O site conta ainda com ferramenta de busca pelo conteúdo desejado. Além disso, cada pesquisa que serve de base para a publicação pode ser baixada individualmente, conforme a necessidade do usuário.

A elaboração do Mídia Fatos é coordenada pelo Comitê Técnico de Pesquisa da ABTA, com criação e produção digital do estúdio Royal.

Acesse aqui a nova edição do Mídia Fatos: www.midiafatos.com.br

Fontes:

1. Kantar Ibope Media MW ? 2016 (15 mercados) & 2010 (8 mercados) ? Total do dia 06h-6h ? Total indivíduos com Pay TV ? Rat# Audiência Absoluta e ATS (Tempo de permanência).
2. SNL Kagan 2016 & Anatel dez/16 ? Projeção 3,0 pessoas por domicílios).
3. Kantar Ibope Media ? Target Group Index - Banco pessoas- Consumo dos meios ? Ano 17 onda 1+ Ano 17 onda 2- 21.504 entrevistados ? Ago/15 ? Jun/16.
4. Kantar Ibope Media- MW 2016 (15 mercados) & 2010 (8 mercados) ? Total dia 06h-06h ? ATS (Tempo de permanência).
5. Anatel Dez/16 & Ipsos Connect- EGM multimídia 2015 ? 12 mercados- Possui TV paga (18.394) ? Total indivíduos 10+ (48.248).
6. Anatel (Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebido 2016) ? PTS 231 ? Maio/2016.
Website: http://www.midiafatos.com.br