Releases 31/03/2016 - 17:36

Runner aposta em licenciamento da marca


São Paulo - SP, Brasil--(DINO - 31 mar, 2016) -


São Paulo, março de 2016 ? O mercado fitness movimenta a economia brasileira e gera 317 mil empregos formais. Segundo dados do Sebrae, nos últimos anos, foram criados cerca de 5 mil novos negócios no segmento. No Portal Sebrae, entre as ideias de negócios, academia de ginástica é a campeã entre as mais procuradas pelos empreendedores.

Pioneira no mercado brasileiro, atuando há 33 anos e referência no segmento, a Runner conta hoje com 20 unidades em todo o País. A empresa retomou seu crescimento apostando no modelo de negócios de licenciamento de marca que permite aos proprietários de academias de qualquer porte, converter sua marca, por um nome conhecido, como a marca Runner.

Para Fernanda Monteiro da Silva, gerente geral da unidade Runner São José dos Campos, a flexibilidade de negócios do formato de licenciamento de marca foi fundamental para a escolha da empresa pela Runner. Ao longo de 6 anos com a troca de bandeira, o ticket médio aumentou em 35% e o número de alunos passou de 1.100 para 1.500 ativos.

"Nós pesquisamos muito o mercado e achamos esse modelo o mais eficiente para o segmento fitness que é bem dinâmico. A possibilidade de compartilhar o gerenciamento é inovadora. A oportunidade de opinar e trocar com a vivência da Runner, com tantos anos de estrada em São Paulo, também foi levada em conta", conta Fernanda.

A unidade, que ao todo tem 13 anos de história, 6 deles com a bandeira Runner, investiu fortemente nos últimos anos em treinamento, gestão, além da compras de equipamentos. São José dos Campos conta com a V8LT, aula intervalada e de alta intensidade, que combina técnicas de remo indoor e movimentos funcionais.

A unidade, uma das pioneiras entre os licenciados, aposta na capacitação técnica com coordenadores e supervisores de área na coordenação. Atua também de maneira eficiente na parte comercial com consultores externos que trabalham focados em parcerias com as empresas locais.

Já a unidade do Tatuapé tem um histórico diferente. Alex Russo criou a academia em 1997 e tocava praticamente todas as funções do negócio que levava seu nome. Ele sempre se inspirou na Runner, na qual buscava referência. Em 2012 fechou contrato e dois anos depois inaugurou a unidade Runner Tatuapé.

De 2014 para cá conseguiu aumentar o ticket médio em 30% e tem expectativa de alcançar 10% de crescimento em 2016. Em termos de números de alunos passou de 980 para 2.000 alunos ativos. A meta é fechar o ano com 2.500 alunos. A equipe comercial da unidade conta com 5 consultores para atender toda a demanda de clientes.

"A Runner sempre foi uma referência forte no Tatuapé. Pessoalmente sempre admirei a marca. Para nós o suporte de treinamento, estudos de mercado, alcance das ações de marketing, foram os diferenciais que nos moveram na direção da empresa", conta Russo, que hoje divide a coordenação do negócio com sua esposa Silvana Russo.

De acordo com dados da International Health Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil é considerado o segundo maior mercado do mundo de fitness, só perdendo para os EUA, em número de academias. A Runner faturou em 2015, R$ 60 milhões. As perspectivas para 2016 são de aumentar esse número em 10%.

Histórico Licenciamento de Marca

A primeira unidade licenciada foi inaugurada em 2007. Hoje, além das unidades próprias, 16 licenciadas operam com a bandeira Runner. Com as novas inaugurações o grupo passará a contar com 20 academias. Desde o início do projeto de licenciamento de marca, todas as unidades convertidas apresentaram resultados impressionantes. O substancial crescimento do número de alunos e ticket médio chega a dobrar o faturamento das academias licenciadas em um período de 12 meses.

"Nossa estratégia é pautada na combinação de uma marca forte e uma gestão eficiente. 33 anos de experiência nos proporciona prestar um serviço de alta qualidade para um crescimento estruturado, de maneira que a parceria seja um sucesso para ambos os lados", conta Marcel Gandra, Diretor Executivo da Runner Licenciamentos.

O faturamento do setor girou em torno de R$ 6,5 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil). De 2007 para 2012 houve um crescimento de 133%, segundo a entidade, de empresas que investiram no negócio. Ainda é muito pouco em comparação ao mercado norte-americano que gera uma receita anual de US$ 22 bilhões.

Sobre a Runner

Pioneira no segmento, a Runner foi inaugurada em 1983. A rede de academias conta atualmente com 35 mil alunos matriculados e aumentou em 25% o número de clientes nos últimos dois anos. O modelo de negócio do licenciamento de marca permite aos proprietários de academias que já existem trocar de bandeira. Para 2016, a estratégia de expansão se tornará mais agressiva, através da criação de atrativos que facilitarão a entrada de novos licenciados. Hoje a Runner tem cerca de 900 funcionários e 20 unidades.

Website: http://novosite.runner.com.br/