São Paulo--(
DINO - 08 mar, 2016) - O levantamento anual do Kantar Ibope, divulgado no final de fevereiro, apontou a
Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, como uma das dez maiores agências do Brasil no ano de 2015. O relatório levou em conta o investimento publicitário feito pelos anunciantes das empresas.
A Mullen Lowe figura na oitava colocação do ranking, com um total de R$ 2,695 bilhões em investimento. O levantamento leva em conta os 12 meses de 2015 e mostra a Y&R na primeira colocação, seguida por Ogilyv e Mather Brasil e pela África. Ao todo, 14 agências apresentam investimentos na casa de dois bilhões de reais.
Em pouco mais de oito anos da Mullen Lowe, a agência obteve clientes de diferentes características e tamanho, que representam marcas regionais, nacionais e globais, aponta José Borghi, co-CEO da empresa. Um dos grandes fatores que contribuíram com o crescimento do negócio foi aliar a busca de novos clientes com a aquisição de novas marcas de quem já era atendido pela agência.
A Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, possui sede física em
São Paulo e conquistou prêmios em nove festivais diferentes durante o ano de 2015, com destaque para um bronze em Cannes e dois ouros no Golden Award of Montreux e no Wave Festival. José Borghi ainda foi eleito publicitário do ano em 2014 pela Associação Brasileira de Propaganda.
Segundo o relatório do Kantar Ibope, os investimentos em
publicidade somaram, juntos, aproximadamente 132 bilhões de reais no país de janeiro a dezembro de 2015. O valor representa um aumento de 9% em relação à mesma pesquisa no ano de 2014. Porém, levando em conta a inflação do período, o balanço final apresenta uma retração de 0,9% entre os dois anos.
De acordo com a diretoria da pesquisa, a leve retração já era esperada por conta da desaceleração econômica do país no ano passado. Assim, era previsível algum impacto no
mercado publicitário. No entanto, a tendência apresentada é a de reação em determinados seguimentos para 2016, de acordo com informações da Kantar Ibope.
A televisão, seja ela aberta ou fechada, segue como a grande fonte de atração da verba de publicidade. O levantamento mostrou que ela é responsável por 69,6% do volume total dos investimentos. O jornal e o display aparecem em seguida, com 12,8% e 6,6%, respectivamente. A Kantar Ibope passou a contar, ainda, com o monitoramento de publicidade online.
No final de março a organização ainda deve revelar outro estudo, chamado de "Retrospectiva e Perspectiva 2015", que trará informações ainda mais detalhadas dobre os setores, mercados, anunciantes e categorias de produtos que obtiveram destaque no ano passado. Pelos números, será possível ter uma noção ainda mais precisa do que foi o ano passado para a publicidade.
A Kanter Ibope, responsável pelo levantamento, é uma das referências no setor de pesquisa e mídia na
América Latina. A organização conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e opera em 15 países da América do Sul e Central. Completam o top-10 ? além da Mullen Lowe e das três primeiras colocadas ? a WMcCann, AlmapBBDO, Leo Burnett Tailor Made, Havas Worldwide, Publicis e DMM9DDB.
Website:
http://us.mullenlowe.com/