Releases 25/05/2016 - 18:28

Você sabe quem é a Launchpad Accelerator? O empresário da Mullen Lowe explica


São Paulo--(DINO - 25 mai, 2016) - O Google, multinacional americana de serviços online e software, já anunciou quem são as empresas que participarão da segunda turma do programa da sua aceleradora de startups, a chamada "Launchpad Accelerator". Das 24 empresas escolhidas, seis são brasileiras. Com duração de seis meses, as companhias iniciarão no projeto a partir de junho. Quem fala sobre o assunto é o empresário e um dos maiores publicitários do Brasil, José Borghi, fundador da agência Borghi Lowe, atualmente chamada Mullen Lowe.

A ideia da aceleradora, que surgiu em dezembro do ano passado, foi desenvolvida pelo Google com a intenção de promover o crescimento de soluções digitais e inovadoras que já estejam disponíveis no mercado. A Launchpad Accelerator procura startups de tecnologia que já tenham um produto e que queiram aumentar a velocidade de seu crescimento. Ela também avalia o possível impacto na economia local, regional e em mercados emergentes.

As chamadas startups ainda possuem um conceito um tanto indefinido, enfatiza o atual Chief Executive Officer (CEO - Diretor Executivo) da Mullen Lowe. Para alguns especialistas, o termo é dado a qualquer empresa que esteja em sua fase inicial, outros afirmam que startup é aquela empresa que tem custos de manutenção baixos, no entanto cresce rapidamente e gera lucros cada vez maiores. Contudo, na aceleradora do Google, são procuradas startups em estágio mais avançado, acentua José Borghi. São duas as situações: "ou as empresas precisam já ter passado por um processo de aceleração ou já ter recebido algum tipo de investimento", explica o fundador da Borghi Lowe, atual Mullen Lowe.

O processo se baseia em investimentos em dinheiro, por parte do Google, a visita das empresas à sede da multinacional, mentorias e networking, espaço de coworking e créditos em produtos de Cloud da empresa. Diferente da maioria das empresas a Launchpad Accelerator afirma não cobrar uma participação na startup em troca dos benefícios, ressalta o empresário da Mullen Lowe. A questão é que o Google quer investir e potencializar o mundo da tecnologia. O projeto foi lançado no Brasil, na Índia e na Indonésia e nesta segunda versão inclui também o México. "O mais interessante de tudo isso é ver que o Google tem se interessado pelo mercado tecnológico brasileiro", destaca o CEO da Mullen Lowe.

Entre as empresas brasileiras estão a AppProva, BankFacil, Edools, Emprego Ligado, GetNinjas e Love Mondays. No início deste ano, outras oito companhias nacionais entraram na primeira turma da Launchpad Accelerator: a AgroSmart, Cuponeria, Elo7, Hand Talk, ProDeaf, Qranio, SuperPlayer e UpBeat Games.
Segundo o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, o Brasil, assim como os demais países incluídos no projeto, foi considerado pela empresa multinacional americana como uma região de grande potencial e de alto crescimento no número de smartphones.

O programa de aceleração de Startups do Google foi planejado, a princípio, para durar apenas um ano, com duas turmas. No entanto, apesar da incerteza, não é de duvidar quanto a existência de uma terceira turma. Segundo o próprio Google, as chances de uma nova seleção são altas, tanto que eles mantiveram o processo se inscrição aberto. As empresas interessadas já podem preencher o formulário, através do link https://developers.google.com/startups/accelerator/, ele será avaliado pela equipe responsável.


Website: http://us.mullenlowe.com/