Releases 15/03/2016 - 16:17

Video em 360 é a tecnologia do momento nas redes sociais.


São Paulo, SP--(DINO - 15 mar, 2016) - Com a chegada dos vídeos em 360 graus nas redes sociais, houve uma inundação deste tipo de conteúdo. Basta você digitar vídeo 360 no Youtube, por exemplo, e será listado páginas e mais páginas de vídeos nesse formato.

A produção destes vídeos podem variar desde qualidade amadora, feitos com câmeras já preparadas pra 360 ou profissionais, com equipamentos bem sofisticados.
Entre as câmeras amadoras que podem ser encontradas em lojas virtuais como a Amazon, estão a Ricoh Theta S, a 360fly, a Bubl entre outras. Estas câmeras tem a característica de serem super fáceis de controlar e geram imagens em 360 feitas para se ver no Youtube ou Facebook sem maiores complicações. Os vídeos gravados e finalizados na própria câmera, dispensando pós-produção.

A desvantagem destas câmeras é a qualidade. Para que elas sejam baratas e de fácil operação, os fabricantes tem que abrir mão de sensores de alta qualidade encontrados em câmeras mais robustas, como as DSLR, muito comum no mundo de vídeo e fotografia.

Para se produzir vídeo 360 de alta qualidade é necessário utilizar um conjunto de câmeras simultaneamente. Para este grupo de câmeras se dá o nome de Rig. Estes Rigs podem ter diversas configurações com quantidade entre 2 ou mais câmeras, podendo chegar até 24 câmeras.

O mais comum hoje em dia é utilizar 6 câmeras GoPro montados e uma formação que lembra uma esfera. Esta configuração funciona bem na maioria de situações. Mas como em todo nova tecnologia à limitações. O ator, ou objeto, não pode chegar a menos de 2 metros da lente das câmeras ou então o processo de Stitch (processo aonde se junta as imagens de todas as câmeras para formar uma única imagem em 360) pode falhar ou gerar uma imagem aonde se vê claramente a junção das imagens captadas pelas diversas câmeras.

A empresa Sphericam está criando uma câmera para justamente eliminar esta limitação. Consiste em uma câmera menor que uma bola de tênis e que também tem 6 lentes, porém como a distância entre as lentes é muito pequena, atores e objetos gravados podem chegar muito mais perto sem que haja problemas. Infelizmente, esta câmera só chegara ao mercado americano e europeu no segundo semestre de 2016.

No Brasil, uma empresa especializada neste tipo de gravação é a Black Studios.

Como não existe no momento um único equipamento capaz de resolver qualquer tipo de gravação, a empresa vem testando diversos tipos de câmeras com o objetivo de resolver projetos caso à caso.

Para maiores informações, entre em contato com a empresa através do tel: (11) 3392-1852, ou no email contato@blackstudios.com.br
Website: http://www.blackstudios.com.br